Política

James Ribeiro foge de seu principal reduto eleitoral para evitar isolamento político

Ex-prefeito de Palmeira dos Índios entra de “paraquedas” na disputa pela prefeitura de Estrela de Alagoas

Por 7Segundos 06/07/2020 18h06
James Ribeiro foge de seu principal reduto eleitoral para evitar isolamento político
James Ribeiro

Após derrota nas duas últimas eleições, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PTB), está fugindo do município onde iniciou sua carreira política e lhe deu dois mandatos de prefeito. Para evitar o amargo isolamento, ele agora tenta ser prefeito da cidade vizinha, Estrela de Alagoas. Mas segundo pesquisas de opinião pública, Ribeiro não consegue sequer atingir os 20% da intenção de voto. 

De acordo com o Instituto Falpe, o atual vice-prefeito, Aldo Lira (Progressistas), seria eleito prefeito com larga vantagem diante dos demais pré-candidatos: 59%. James Ribeiro obteve 18%, 15% dos entrevistados optaram por nenhum e 8% preferiram não opinar. O levantamento foi realizado nos dias 23 e 24 de junho e foi registrado no TSE com nº 6559/2020.

Sem mandato e com apoio político de pouca expressão na região, James Ribeiro terá de enfrentar a tradicional família Garrote, que participa da história política de Estrela de Alagoas desde a fundação do município. Aldo Lira, candidato dos Garrote, é apoiado pela deputada estadual Ângela Garrote (sua irmã), atual prefeito Arlindo Garrote (sobrinho) e pelo vereador por Palmeira dos Índios, Toninho Garrote (sobrinho). Além disso, o deputado federal Arthur Lira – atualmente uma das figuras políticas mais importantes do Congresso Nacional -, também é um dos fiadores dessa pré-candidatura. 

Além da Rejeição – a maior entre os demais pré-candidatos: 22% -, o passado político de Ribeiro deverá ser relembrado, desde a época em que seu então adversário político Albérico Cordeiro (já falecido) dizia publicamente que “o primeiro emprego de James será na prefeitura”. 

Por outro lado, a família Garrote tem expandido suas bases políticas desde que a matriarca da família, Ângela Garrote, assumiu o mandato de deputada estadual. Ela é pré-candidata a prefeita de Palmeira dos Índios e apoia os principais pré-candidatos dos municípios de Igaci e Minador do Negrão, respectivamente, Edval Gaia Filho e Josias Aprígio. 
Vale destacar que a esposa de James Ribeiro, Mosabele Brasileiro (PTB) é pré-candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios, o que irá exigir ainda mais musculatura do ex-gestor, que tenta a todo custo retornar ao poder. A maior dificuldade da ex-primeira-dama tem sido afalta de grupo para compor uma chapa proporcional, tendo em vista a ausência de recursos para o financiamento da campanha dos pré-candidatos ao cargo de vereador.

Em 2018, quando disputou o cargo de deputado estadual, Ribeiro obteve 410 votos em Estrela de Alagoas. Já Ângela Garrote, 4.867.