Acidentes

Pandemia não reduz acidentes com vítimas graves no Agreste

Hospital de Emergência do Agreste atendeu 2.713 vítimas de acidente nos últimos 3 meses

Por 7Segundos com assessoria com Ascom HEA 06/07/2020 13h01
Pandemia não reduz acidentes com vítimas graves no Agreste
Hospital de Emergência do Agreste - Foto: Assessoria

As medidas de distanciamento e isolamento social adotadas no início da pandemia pelo novo coronavírus deveriam ter como impacto indireto a redução na quantidade de acidentes de trânsito. Mas não foi isso que aconteceu no Agreste de Alagoas. O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), que é referência no atendimento de traumas para a região registrou, de março, mês do início da pandemia, até junho, 2.713 atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito. Esse número corresponde a pouco mais de 30 atendimentos por dia.

Segundo dados divulgados pelo próprio hospital, o número de atendimento de pessoas com traumas de média e alta complexidade continua elevado e, em mais de 90% dos casos registrados foram de pessoas que sofreram quedas ou colisões de motocicleta. 

O HEA alerta para o fato de as vítimas ocuparem leitos e mobilizarem equipes de saúde que poderiam estar atuando diretamente no tratamento de pacientes com Covid-19, além do risco que esses pacientes correm de serem contaminados pelo coronavírus dentro do ambiente hospitalar.

“Se as pessoas estivessem mais conscientes desses fatores, os acidentes poderiam ser evitados, reduzindo o número de feridos e elevando a maior a disponibilidade de leitos para as vítimas da Covid-19”, explica a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Fernanda Albuquerque.

De acordo com o hospital, a maioria dos acidentes de trânsito são ocasionados pelo consumo de bebidas alcoólicas e pelo desrespeito às leis de trânsito.

No trimestre de março a junho também foram registrados atendimentos a 117 pacientes vítimas de agressão cometida com arma branca - objetos cortantes como faca ou facão - e outros 86 feridos por arma de fogo.