Clima

Chuvas já atingiram 90% da média anual em Arapiraca

Nos seis primeiros meses do ano, já choveu 806 milímetros no município

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 04/07/2020 06h06
Chuvas já atingiram 90% da média anual em Arapiraca
Chuva forte no agreste - Foto: Ewerton Silva / 7Segundos

Arapiraca já atingiu 90,55% da média anual de chuvas, segundo medições pluviométricas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A média de precipitação nos últimos 49 anos é de um total de 890,41 milímetros cúbicos e, de janeiro até o final de junho de 2020, já choveu 806,25 milímetros.

De acordo com informarções da secretaria foram registradas chuvas em 78 dias este ano. Em junho, no local onde o pluviômetro está instalado, houve apenas quatro dias sem chuvas. O mês mais chuvoso no primeiro semestre acumulou 806,25 milímetros, que corresponde a mais de cinco vezes mais que a média esperada para o mês. Apesar de junho ter sido mais chuvoso, foi em maio que Arapiraca teve a maior média de precipitação por dia, que foi de 5,86 milímetros, o que significa que naquele mês as chuvas foram mais fortes.

As chuvas intensas, além de baixarem a temperatura e ocasionarem vários problemas na cidade, ajudam na recomposição do lençol freático e favorecem as atividades agrícolas, como o cultivo do milho verde para as festas juninas, o feijão para a subsistência e o fumo, cujo ciclo se estende para o segundo semestre.

Conforme as medições pluviométricas, os meses de maio e junho já são historicamente mais chuvosos em Arapiraca, embora a média do mês de junho também seja superior a 130 milímetros por centímetro cúbico. 

Não só em Arapiraca, mas em toda Alagoas, houve um aumento na quantidade de intensidade das chuvas em 2020. Tanto no Agreste como em outras regiões do Estado, as precipitações levaram ao aumento do nível de rios e deixaram famílias desabrigadas, especialmente na Zona da Mata e região Norte do Estado.