Saúde

Pacientes do 4º Centro não recebem kit completo de remédios para Covid-19

“Até soro está em falta”, reclama usuária que buscou atendimento na unidade

Por 7Segundos 02/07/2020 11h11
Pacientes do 4º Centro não recebem kit completo de remédios para Covid-19
Azitromicina que não está disponível no 4 Centro faz parte do kit de remédios distribuído na Central de Triagem - Foto: Agência Alagoas

Além de limitarem a quantidade de atendimentos e de testes aplicados por dia, as unidades de saúde de Arapiraca que atendem pacientes com coronavírus também estariam desabastecidas de medicamentos receitados para o tratamento da doença. No 4º Centro de Saúde, por exemplo, os pacientes com Covid-19 recebem apenas remédio para dor e antialérgico.

“Até soro para lavar as narinas está em falta”, afirmou uma moradora do bairro Itapoã diagnosticada com a Covid-19. Ela conta que buscou atendimento no 4 Centro, que fica próximo de sua residência, na última terça-feira (30), e recebeu de medicação apenas para os sintomas da doença, apesar de já ter testado positivo. “Fui bem atendida pela médica, não posso me queixar disso, mas na receita que ela passou foi logo marcando o que tinha e o que não tinha no postinho. E o que tinha lá era apenas dipirona, porque me queixei de dor de cabeça, e antialérgico, por conta da tosse, e só. Não tinha azitromicina, que um antibiótico que serve para impedir a evolução da doença”, afirmou.

A mulher voltou para casa com os remédios que pediu no posto e quando buscou o antibiótico na farmácia, ficou assustada com o preço. A caixa com cinco comprimidos custa mais de R$ 60, valor que a dona de casa não tinha naquele momento. “A gente está lutando para receber o auxílio emergencial e não está faltando o que comer, graças a Deus, mas também não sobra dinheiro mais para nada. Se comprar o remédio, vai faltar comida para os meus filhos, e se eu não tomar o remédio, piorar e, Deus me livre, acontecer o pior?”, pondera a mulher.

A solução surgiu após conversar com uma amiga, que sugeriu que ela buscasse atendimento na Central de Triagem: lá, os pacientes recebem um kit de medicamentos que inclui o antibiótico receitado para ela. “O que revolta a gente é que o município recebe tanto dinheiro e mesmo assim não compra esse remédio para distribuir. Eu vou para a Central de Triagem porque me disseram que lá eles dão esse remédio de graça para quem está doente. Falaram também que a fila é grande, mas vou esperar o tempo que for preciso”, ressaltou.

Em entrevista para o 7Segundos, a enfermeira Jackeline Almeida, que é coordenadora da Central de Triagem de Arapiraca, confirmou que azitromicina faz parte do kit de medicamentos distribuídos para os pacientes que testam positivo para coronavírus.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca para perguntar se o antibiótico está em falta na rede municipal de saúde e até o fechamento da matéria não obteve resposta.