Brasil

Polícia apura corrupção na compra de testes de baixa qualidade para a Covid-19

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em Brasília e mais sete estados

Por CNN Brasil 02/07/2020 07h07
Polícia apura corrupção na compra de testes de baixa qualidade para a Covid-19
Polícia apura corrupção na compra de testes de baixa qualidade para a Covid-19 - Foto: CNN

Agentes da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) fazem buscas e apreensões em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira (2), em uma ação que investiga corrupção na compra de kits de testes para diagnóstico da Covid-19. 

A Operação Falso Negativo apura os crimes de fraude a licitação, contra a ordem econômica, organização criminosa e corrupção ativa e passiva na aquisição de kits de testes para diagnosticar o novo coronavírus.

Ao todo, são 81 os alvos dos mandados, entre servidores públicos e empresários envolvidos na compra desses produtos, além de sócios e farmácias. Investigadores estimam que o superfaturamento seja em torno de R$ 30 milhões.

O nome da operação remete à baixa qualidade dos testes, que teriam tendência a dar resultado negativo para a doença.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em Brasília e nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás. Operação foi deflagrada pelo Gaeco/MP do Distrito Federal.

Em Brasília, os alvos são laboratórios particulares, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e a Farmácia Central, ambos ligados à Secretaria de Saúde do DF, além de endereços de empresários e servidores públicos. O prejuízo estimado na capital federal é de R$ 10 milhões.

Segundo investigadores, servidores da Secretaria de Saúde do DF se organizaram para fraudar licitações e comprar testes com preços superfaturados. Além disso, as investigações apontam baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo. No Brasil, mais de 60 mil pessoas já morreram por causa da doença.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF disse que "todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde, têm o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, foram testados e aprovados pelo órgão federal".