Brasil

Projeto das fake news trará "o fim das conversas particulares", diz WhatsApp

É considerado um disparo em massa, quando cinco pessoas enviam a mesma mensagem para mais de mil pessoas em menos de 15 dias

Por O Antagonista 02/07/2020 09h09
Projeto das fake news trará 'o fim das conversas particulares', diz WhatsApp
Projeto das fake news trará "o fim das conversas particulares", diz WhatsApp - Foto: Ilustração

Para o WhatsApp, o projeto de lei das fake news aprovado hoje no Senado, pode ser “o fim das conversas particulares”. “Estamos decepcionados com a decisão do Senado”, disse a empresa, em nota enviada a O Antagonista.

O WhatsApp reclama de trecho do projeto que obriga os aplicativos a guardar por três meses dados de quem fizer disparo em massa de mensagens.

No entendimento do aplicativo, isso vai obrigar as empresas a rastrear “tudo o que você disser ou encaminhar”, o que “poderia ser usado contra você”.

Pelo que diz o projeto, para ser considerado um disparo em massa, basta que cinco pessoas enviem a mesma mensagem para mais de mil pessoas em menos de 15 dias.

“Notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação”, disse o WhatsApp, na nota divulgada hoje.

O aplicativo informou que, desde as eleições de 2018, quando foi acusado de facilitar o compartilhamento de fake news, adotou medidas para atenuar o problema. Desde então, disse, conseguiu reduzir o disparo de mensagens em massa em 70%.

“Esperamos que a Câmara dos Deputados defenda o direito de longa data à privacidade para os brasileiros e reconheça que enfraquecer a privacidade de todos e colocar pessoas inocentes em risco não é a solução”, concluiu a nota.