Saúde

[Vídeo] Falta de máscaras leva UBS de Arapiraca a suspender atendimentos

Denúncia feita pelo vereador Léo Saturnino afirma que pacientes estão sem atendimento na comunidade Pau d’Arco

Por 7Segundos 30/06/2020 11h11
[Vídeo] Falta de máscaras leva UBS de Arapiraca a suspender atendimentos
Parte das máscaras chegaram com defeito de fabricação - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Profissionais de saúde e demais funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pau d’Arco cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira (30) devido a falta de EPIs para atendimento da população. Conforme denúncia feita pelo vereador Léo Saturnino, que esteve no posto de saúde pela manhã, não há máscaras de proteção para os servidores, que, por conta disso, resolveram suspender o atendimento aos pacientes.

“Em pleno pico da pandemia não tem máscaras para os profissionais. Médicos e enfermeiros estão se negando a trabalhar, e com razão, por falta de condições de trabalho. Não existe máscara de proteção para nenhum profissional. Os funcionários da unidade conversaram com a população local e explicaram o motivo”, afirmou o vereador.

O racionamento dos equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde - máscaras de proteção, álcool em gel e luvas descartáveis, entre outros - é motivo de reclamação desde o início da pandemia. O juiz da 4a Vara, Carlos Bruno, concedeu liminar determinando que até o dia 20 de junho a prefeitura de Arapiraca deveria equipar todas as unidades de saúde com EPIs para os servidores. 

A decisão atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público Estadual, que ajuizou ação civil pública após receber informações sobre a falta e de racionamento do uso de EPIs pelo SindAgreste, Sindacs e Sindprev, que também encaminharam denúncia para o Ministério Público do Trabalho. Conforme as entidades sindicais, a prefeitura estava distribuindo os EPIs em quantidade insuficiente e, por conta disso, estava recomendando aos profissionais que as máscaras deveriam ser usadas além do prazo recomendado pelas autoridades sanitárias.

No vídeo em que compartilhou nas redes sociais, o vereador Léo Saturnino faz referência as dificuldades que vem enfrentando para fiscalizar a utilização dos recursos federais recebidos pelo município para enfrentamento da Covid-19. Ele mencionou ainda vídeos em que o prefeito Rogério Teófilo anunciava a chegada de EPIs comprados pelo município com a verba federal.

“Incrível que a gente vê o prefeito Rogério fazendo vídeo, dizendo que chegou material de segurança [EPIs] e às vezes mesmo com o vereador exercendo seu papel de fiscalizador, [o prefeito] ainda quer distorcer a situação, mas aqui está a prova. Pode vir, senhor prefeito e senhor secretário, para esta unidade aqui, que não tem uma simples máscara de segurança”, ressaltou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, e aguarda resposta.