Política

"Chega em boa hora", afirma Marx Beltrão sobre liberação emergencial do FGTS

Caixa começou nesta segunda (29) a liberar fundo de garantia com crédito em conta

Por Assessoria 29/06/2020 17h05
'Chega em boa hora', afirma Marx Beltrão sobre liberação emergencial do FGTS
Deputado Federal Marx Beltrão garantiu recursos para as obras do centro novo - Foto: Arquivo/ 7Segundos

A Caixa Econômica Federal deu início nesta segunda-feira (29) a fazer a liberação emergencial dos novos saques do FGTS com crédito em conta para 4,9 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro. Nessa primeira etapa, o total de recursos liberados somam mais de R$ 3,1 bilhões.

Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual.

Para o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD), o pagamento “chega em boa hora e é uma medida de justiça social acima de tudo. Liberar estes recursos do FGTS representar dar um pouco mais e dignidade a milhares de famílias afetadas nocivamente pala pandemia da Covid-19”.

A liberação dos recursos do FGTS já havia sido solicitada por Marx Beltrão por meio de requerimentos no Legislativo Federal. “Todo esforço que se fizer necessário para minimizar os impactos da crise devem ser feitos. Fico feliz pelo governo Bolsonaro ter tido a sensibilidade de autorizar este pagamento”, reiterou o parlamentar.

O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho. Já os nascidos em fevereiro terão o pagamento em conta digital em 6 de julho.

Essa nova liberação do saque do FGTS se deu em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores.

Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa fixou datas diferentes para a liberação do crédito em conta e para o saque em espécie ou transferência dos valores. O calendário considera o mês de nascimento do trabalhador.