Arapiraca

Divisão de Epidemiologia explica diferença nos números do Covid 19 entre município e Estado

De acordo com Ana Lúcia Alves, o Estado anuncia após atualização no eSUS VE do Ministério da Saúde

Por 7segundos 26/06/2020 15h03
Divisão de Epidemiologia explica diferença nos números do Covid 19 entre município e Estado
Arapiraca é a cidade do interior com maior número de casos de Covid 19 - Foto: Reprodução Internet

São constantes as indagações relacionadas as diferenças entre os números apresentados pelos municípios e os que são divulgados pelo Estado, em relação ao número de pessoas confirmadas com Covid 19 e, também, nos casos de óbitos. Sobre o assunto, a assistente social e coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves Lima, explicou que a diferença se refere aos critérios burocráticos relacionados aos registros de casos.

“Todos os dias nós, da Vigilância Epidemiológica, recolhemos as fichas dos casos positivos e a gente informa no Boletim Diário. Essas fichas vão ser atualizadas no sistema informatizado, uma plataforma do Ministério da Saúde, que é chamado de eSUS VE. É pelo eSUS VE que o Estado faz a estatística dele, o Boletim deles”, explicou.

De acordo com Ana Lúcia, essa diferença ocorre porque o município informa antes da atualização e fazer a atualização no eSUS VE. “Depois que a gente vai fazendo a atualização é que o Estado vai tendo conhecimento desses casos. Mas a gente já está envidando esforços, com mais pessoas trabalhando, pra que possam estar atualizando todas as fichas. uma vez que a gente tem realizado testes todos os dias aqui em Arapiraca”.

Ainda de acordo com Ana Lúcia, das pessoas testadas, diariamente, 50 a 60% delas saem com resultado positivo para o novo Coronavírus.

Óbitos

Com  relação aos óbitos, existem duas formas de confirmação dos casos. “ O paciente faz o exame pelo RT-PCR ( com a coleta de secreção do nariz e boca) do 1º ao 7º dia dos sintomas ou o teste rápido, que é feito a partir do 8º dia do início dos sintomas. O Estado tem confirmado os óbitos apenas com o exame do RT-PCT,” destacou.

Segundo a assistente social, “Arapiraca tem feito a atualização de todos os óbitos, que aconteceram nos hospitais do município e que estavam usando leito Covid e também com teste rápido de resultado positivo. Todos os óbitos que aconteceram aqui em Arapiraca, que foram testados e o resultado foi positivo, tanto no RT-PCR, quanto no teste rápido, eles estão sendo informados”, concluiu.