Educação

Psicólogos lançam cartilha sobre psicologia escolar em tempos de pandemia da Covid-19

A cartilha foi lançada pela Comissão de Psicologia na Educação (PsinaEd) do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), juntamente com um grupo de trabalho composto por psicólogas(os) escolares educacionais, pesquisadores(as) e acadêmicas(os) de Psicologia

Por Assessoria 26/06/2020 15h03
Psicólogos lançam cartilha sobre psicologia escolar em tempos de pandemia da Covid-19
CRP-15 lança cartilha sobre “Psicologia Escolar em Tempos de Crise Sanitária: Pandemia da COVID-19” - Foto: Divulgação

Tendo em vista o momento atual, onde, enquanto sociedade, enfrentamos a pandemia de COVID-19 e o cenário educacional de interrupção do funcionamento de instituições escolares ao redor do mundo, a Comissão de Psicologia na Educação (PsinaEd) do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), juntamente com um grupo de trabalho composto por psicólogas(os) escolares educacionais, pesquisadores(as) e acadêmicas(os) de Psicologia, produziu um documento de orientação e apoio à atuação de psicólogas(os) escolares nesse contexto de crise e reestruturação de fazeres e práticas.

A cartilha lançada nesta quinta-feira (25) por esta autarquia que encontra-se no site e tem como título “Psicologia Escolar em Tempos de Crise Sanitária: Pandemia da COVID-19”. Acesse na íntegra a cartilha: https://www.crp15.org.br/cartilhas/.

O produto foi um compêndio de reflexões críticas e proposições norteadoras que visam a adaptação de uma atuação relacional, não-medicalizante, com foco nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, porém num contexto vigente de mediação tecnológica e distanciamento social, sem contudo alienar-se de um trabalho colaborativo entre psicólogo(a) e os demais atores da comunidade escolar na busca por uma educação emancipadora, inclusiva e humana. Muito se tem o que avançar nessa discussão, mas aqui apresentamos algumas possibilidades.

Para a presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558) é uma grande felicidade para o IX Plenário a produção desse documento de orientação à categoria e de informação à sociedade, principalmente nesse contexto tão adverso. “Parabenizamos a Comissão de Psicologia na Educação pela iniciativa da cartilha e esperamos que todas(os) acessem o material”.

De acordo com o conselheiro e presidente da Comissão de Psicologia na Educação, Everton Fabrício Calado (CRP-15-2780) a educação é sem dúvidas uma das grandes vítimas dessa pandemia. “Uma vez que as(os) psicólogas(os) já ensaiam sua entrada na rede pública de educação básica, essa cartilha procura demostrar a importância dessa inserção sobretudo em tempos tão desafiantes. Convidamos a todos a leitura e diálogos com esse documento", disse.