Saúde

Hospital de Arapiraca implanta hemodiálise para tratamento da Covid-19

Pacientes acometidos pela covid-19 em estágios mais graves estão apresentando cada vez mais problemas renais

Por Assessoria 23/06/2020 16h04
Hospital de Arapiraca implanta hemodiálise para tratamento da Covid-19
Leitos para tratamento da Covid-19 no Hospital Regional, em Arapiraca - Foto: Assessoria

Pacientes acometidos pela covid-19 em estágios mais graves estão apresentando cada vez mais problemas renais. Profissionais médicos de todo Mundo relatam alteração nos rins em até 40% dos casos. Nos quadros de insuficiência renal aguda ou crônica graves, a hemodiálise é necessária. Estudos preliminares ainda não apontam porque os rins são afetados no tratamento do coronavírus, mas acredita-se em uma reposta exagerada do sistema imune na tentativa de combater o vírus. Também existe a possibilidade de ação direta do vírus nos rins - alguns relatos apontam que partículas do vírus já foram encontradas em células renais. 

Pensando nisso, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, passou a trabalhar com maquinas de hemodiálise para tratamento exclusivo de pacientes da ala da Covid-19. Os procedimentos já eram feitos, mas de forma terceirizada. Agora são realizados na própria unidade.

“Uma iniciativa importante para aumentarmos não só o numero de atendimentos, como também a qualidade no tratamento. Essas maquinas já estão em uso e serão primordiais na eficácia do trabalho médico. Nosso objetivo será sempre salvar vidas”, colocou o diretor médico Ulisses Pereira.

Estrutura

O suporte aos eventuais pacientes que desenvolverem a síndrome causada pelo vírus ocorre nos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 de enfermaria. Um setor inteiro do hospital foi reformado para abrigar essa nova estrutura, através de investimento feito com recursos do próprio HR.

Alguns equipamentos dos leitos foram cedidos pelo Governo do Estado. Nas UTI´s, a estrutura é equipada com os ventiladores pulmonares, que são os responsáveis por assegurar a correta e necessária oxigenação do paciente. Para atender a este novo espaço e à demanda da cidade, foram contratados vários profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, além de equipes de apoio.

“Estamos antenados a todas as possibilidades de melhora no atendimento hospitalar, e diante da afirmativa de nossa equipe médica, saímos em busca de trazer para o Hospital. Pois, salvar vidas sempre foi a nossa prioridade”, comentou o provedor do Hospital Regional, Geraldo Magela Pirauá.