Saúde

Casos de Covid-19 crescem no Agreste e Governo de Alagoas anuncia mais leitos

Reabertura da economia no Estado vai depender do controle da doença

Por 7Segundos 22/06/2020 21h09
Casos de Covid-19 crescem no Agreste e Governo de Alagoas anuncia mais leitos
Governador Renan Filho em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22) - Foto: Reprodução Facebook

O Governo de Alagoas anunciou, na noite desta segunda-feira (22), o adiamento do decreto Estadual até o dia 30 de junho. A medida visa uma estruturação para o início do isolamento controlado. Maceió e a Região Metropolitana apresentam estabilização, mas no Agreste ainda crescem os casos, sendo a região onde o Estado está concentrando sua atenção. A reabertura da economia no Estado, que será feita em fases, vai depender do controle da doença .

O Secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, informou que na quinta-feira (25) a empresa deve começar a montagem do Hospital de Campanha de Arapiraca, com previsão de conclusão em 10 dias. O Hospital terá 60 leitos clínicos, e assim o governo aumenta a capacidade de atendimento aos pacientes com Coronavírus, uma vez que as fases de reabertura dependem, além de outros fatores, das taxas de ocupação de leitos. O secretário disse ainda que o Hospital de Campanha, que está funcionando na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, terá a capacidade dobrada, ainda essa semana.

O Governador de Alagoas, Renan Filho ressaltou que além das medidas tomadas em Arapiraca, a capacidade de leitos, nas regiões vizinhas, está sendo amplianda para desafogar o município. Cinco leitos de UTI foram inaugurados na semana passada em Santana do Ipanema e outros serão inaugurados nesta terça-feira (23) em Penedo. 

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, citou que o governo está reparando um vazio histórico de leitos com respiradores que não existiam no estado. O governador citou que o legado que ficará é uma saúde reestruturada e mais forte, pois os Hospitais de campanha sairão, mas os Hospitais que foram entregues, à exemplo do Metropolitano, continuarão com toda a capacidade. Ele também citou que após a pandemia, um concurso público será realizado para a contratação dos profissionais de saúde. 

De acordo com Renan Filho, as fases de flexibilização dependerão de parâmetros, que serão anunciados na sexta-feira (26). Ainda há a possibilidade de que as fases sejam divididas, além da divisão por datas, também poderá ser por regiões, a depender dos dados.