Geral

Secretaria Municipal de Saúde emite duas certidões de óbitos sobre causa de morte de idoso

 Em dos resultados, a causa da morte é covid-19; o outro laudo aponta morte natural

Por 7segundos 20/06/2020 08h08
Secretaria Municipal de Saúde emite duas certidões de óbitos sobre causa de morte de idoso
Primeira certidão de óbito emitida pelo município de Traipu - Foto: Arquivo pessoal

Uma família que reside em Traipu, no Agreste de Alagoas denúncia que a Secretaria Municipal de Saúde emitiu dois laudos sobre a causa da morte de José Batista Filho, 72 anos. O idoso faleceu na última quinta-feira (18).

Mas antes do dia do falecimento, Erivaldo Batista da Silva, 33 anos, conta que o pai dele ficou internado no Complexo Hospitalar Manoel André (Chama) em Arapiraca, em tratamento de um câncer de intestino. Ainda segundo a família como a doença estava em estado avançado, a família resolveu levar o paciente de volta para casa.

Ainda segundo a família,antes de receber alta, o hospital Chama realizou o teste de covid-19 no paciente que atestou negativo para a doença .

Três dias após a alta hospitalar, o pai dele, faleceu em casa.

                                     

Erivaldo Batista relata que ao chegar em Traipu procurou a Secretaria Municipal de Saúde e informou que ele e o irmão passaram os últimos 30 dias cuidando do pai dentro do hospital em Arapiraca, e como o ambiente hospitalar poderia estar contaminado, solicitou a realização do exame de covid-19 como medida de proteção para sua família e todos que tivessem tido contato com ele. Mas a Secretaria Municipal de Saúde não realizou o teste de imediato.

Após a morto idoso, na manhã da quinta-feira (18) a família foi realizar os procedimentos necessários e recebeu o laudo médico onde consta que a causa da morte foi natural.

Familiares e amigos participaram do velório do idoso. e quando foi no meio da tarde, quando a Secretaria Municipal de Saúde soube da morte, enviou técnicos em saúde para realizar o teste rápido no cadáver . O resultado atestou positivo para covid-19.

“Por que eles não fizeram o teste no meu pai quando ele estava vivo? Por que eles não realizaram o teste em mim e no meu irmãos que passamos 30 dias dentro de um hospital e podemos estar contaminados com o coronavírus?. Que interesse é esse em realizar um teste tão rápido em um cadáver?”, questionou revoltado Erivaldo Batista.

O idoso morreu às 9h da manhã e a família tinha em maõs uma certidão de óbito emitido pela Secretaria Municipal de Saúde onde consta que a causa da foi morte natural.

Após o resultado do exame, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu outra certidão de óbito, desta vez, informando que a causa da morte foi por covid-19.

Tumulto no velório

Diante da negligência do município em não ter realizado o teste antes da morte do idoso, e da incerteza desse novo resultado, contrariando o primeiro resultado emitido pelo Hospital Chama em Arapiraca, que atestou negativo para covid-19, a família de José Batista Filho, 72 anos, resolveu continuar o velório.

Familiares e os representantes do órgãos municipais de Saúde entraram em conflito em relação ao sepultamento do cadáver, sendo necessário acionar a polícia para intervir na situação.

Diante da dor de ter perdido o ente querido e de toda a situação ocorrida antes e depois da morte, a família do idoso denunciou o caso ao Ministério Público.

O promotor Lucas Mascarenhas informou que vai analisar as denúncias sobre esse caso e questionar porque foram emitidas duas certidões de óbitos, bem como a realização do exame somente após morte do paciente. “Estou analisando esse caso e, se for constatada alguma irregularidade, serão responsabilizados todos o s envolvidos nesse caso”, afirmou o promotor.

O Hospital Chama de Arapiraca informou que durante a internação do paciente, foi realizada uma tomografia de tórax que caracterizou uma infiltração em “vidro fosco”. A Vigilância Epidemiológica Municipal de Arapiraca foi acionada, realizou o teste e o resultado foi negativo para covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Traipu , por meio de nota, informou que em relação o óbito registrado no dia 18 de junho de 2020, no município de Traipu, foram adotadas as diretrizes preconizadas pelos órgãos públicos sendo realizado o exame para COVID-19 no corpo do mesmo, o qual foi diagnosticado positivo. A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que diante do diagnóstico positivo para o novo coronavírus foi solicitada a retificação da Certidão de Óbito que havia sido emitida anteriormente.

Ainda diante dos fatos, a Secretaria de Traipu esclarece que foi agendada a realização de testes para os 17 membros da família da vítima.