Política

Câmara aprova Projeto de Lei que disponibiliza kit covid-19 na rede municipal de saúde

Projeto segue para o Executivo e deve se aprovado

Por 7segundos com 7Segundos com assessoria 19/06/2020 08h08
Câmara aprova Projeto de Lei que disponibiliza kit covid-19 na rede municipal de saúde
A Câmara de Vereadores de Arapiraca aprovou na noite desta quinta-feira (18) o projeto de lei que determina a disponibilização de kits de medicamentos para o tratamento da covid-19 no SUS no âmbito do município de Arapiraca durante o período da pandemi - Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Arapiraca aprovou na noite desta quinta-feira (18) o Projeto de Lei que determina a disponibilização de kits de medicamentos para o tratamento da covid-19 no SUS no âmbito do município de Arapiraca durante o período da pandemia.

O pedido para compra dos medicamentos já tinha sido feito pela Câmara de Vereadores desde de 12 de maio mas muitas medicações ainda não estão disponíveis para população.

O Projeto é de autoria da Vereadora Aurélia Fernandes e visa a agilização e obrigatoriedade por lei dessa distribuição de medicamentos na rede pública municipal.

A vereadora agradeceu a união dos Vereadores para aprovação do projeto e ressaltou ainda que o Projeto de Lei determina que seja entregue o kit de medicamento para o usuário após a avaliação é pedido médico.

“Os usuários do SUS hoje estão comprando o medicamento por falta deles na rede pública, mas sabemos que uma grande parcela da população não tem condições de comprar”, ressaltou.

Aurélia Fernandes informou que as medicações também estão em falta nas farmácias e muitas vezes têm que ser manipuladas. Essa dificuldade tem atrasado o uso das medicações e início do tratamento. Por isso a necessidade da distribuição com urgência desses kits de medicamentos pelo SUS.

Estão na lista de medicamentos para distribuição de kits de medicamentos para o tratamento do covid-19, a hidroxicloroquina, cloroquina , ivermectina, azitromicina e outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Farmacia .

O presidente Jairo Barros afirmou que o projeto entrou em regime especial devido ao grande aumento do número de novos casos novos de COVID em Arapiraca e a saúde não pode esperar e foi aprovado por todos vereadores.

O vereador Melquisedek ressaltou a importância da medicação no inicio da doença na qual o paciente pode apresentar sintomas respiratórios e esse assunto não deve ser politizado .

“É um direito do SUS esse paciente ser tratado de imediato para não progredir para a fase mais crítica que necessite de internação em leitos clínicos e UTI .

Após a aprovação na Câmara, o projeto segue para a Prefeitura e deve ser sancionado pelo Prefeitor Rogério Teófilo.