Brasil

Mansueto pede demissão e deve deixar o Tesouro ainda este mês

Mansueto pediu exoneração há cerca de três semanas

Por Congresso em Foco 15/06/2020 08h08
Mansueto pede demissão e deve deixar o Tesouro ainda este mês
Mansueto pede demissão e deve deixar o Tesouro ainda este mês - Foto: Fabio Farias

O secretário especial do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, pediu demissão do cargo. A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com uma fonte importante do governo. "A expectativa é que ele saia até o fim deste mês", disse o interlocutor do Planalto.

Mansueto pediu exoneração há cerca de três semanas, mas, após acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu permanecer no cargo por mais alguns dias. Ainda não está definido quem vai substituí-lo.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

O secretário deve migrar para o mercado privado. Antes terá de cumprir quarentena imposta a quem deixa o comando do Tesouro. As especulações sobre a saída de Mansueto vêm desde o ano passado.

Remanescente da equipe do ex-ministro Henrique Meirelles, do governo Michel Temer, ele entrou em rota de colisão com o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues.

Waldery chegou a anunciar a saída do secretário em dezembro, mas foi desmentido pelo colega. "Zero chance de sair", disse Mansueto, em dezembro, conforme mostrou o Congresso em Foco.

Considerado um técnico qualificado e bastante assediado pelo setor privado, Mansueto tinha o  compromisso do ministro Paulo Guedes de que seria nomeado secretário-executivo do Conselho Fiscal da República, órgão previsto na PEC do Pacto Federativo. Com a pandemia, a PEC saiu de pauta, e não há previsão de quando será votada no Senado, onde tramita.

Guedes já havia declarado que se preparava para perder Mansueto para o mercado. No início do ano, o secretário afirmou, ainda antes da pandemia, que perdia o sono com os resultados negativos da economia brasileira.

A informação sobre a saída de Mansueto foi dada neste domingo pela CNN Brasil e confirmada pelo Congresso em Foco.