Política

Prefeito usa empresas de fachada para justificar gastos com recursos do coronavírus

Empresas contratadas possuem endereços residenciais

Por Berg Morais 15/06/2020 17h05
Prefeito usa empresas de fachada para justificar gastos com recursos do coronavírus
Prefeito de Olho D’água das Flores, Carlos André Nen - Foto: Redes sociais

O prefeito de Olho D’água das Flores, Carlos André Nen, é acusado de praticar uma série de irregularidades com os recursos públicos destinados para o combate à pandemia do novo coronavírus no município. As denúncias revelam um suposto esquema de contratação de empresas de fachada para justificar os gastos.

O Portal 7Segundos apurou que o prefeito autorizou a compra de tablets, câmeras de vigilância e até serviços de serralheria, que foram empenhados com recursos emergenciais que deveriam ser utilizados no enfrentamento à Covid-19. 

SERRALHERIA SUSPEITA

De acordo com o portal da transparência do município, a prefeitura contratou a empresa Serralheria do Chico, sem justificar quais serviços foram prestados. No histórico do empenho, consta apenas a informação “destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Covid-19, conforme solicitação em anexo”. 

Mas acontece que, mesmo Olho D’água das Flores tendo diversas serralherias que oferecem os mesmos serviços, a prefeitura firmou contrato no valor de R$ 3.900,00 com uma empresa de Maceió. 

Chama atenção, ainda, o fato de a empresa ter sido criada 15 dias antes de firmar contrato com a prefeitura. De acordo com o CNPJ, a Serralheria do Chico foi criada em 28/04/2020. 

EMPRESAS DE FACHADA 

A prática de irregularidades na administração municipal se estendem até o uso de empresas de fachada para justificar os gastos com dispensa de licitação. 

A empresa MMed produtos médicos foi contratada para oferecer produtos específicos à prefeitura como protetor facial com tela em acrílico, máscaras e toucas descartáveis, e álcool em gel e líquido. 

No entanto, após confrontar as informações obtidas através do portal da transparência, foi constatado que a MMED Produtos Médicos fica situada num endereço residencial, no município de Arapiraca. A empresa faturou R$ 23.732,00.

Já a AJ Segurança Eletrônica, que forneceu à Prefeitura Câmera Full HD, DVR com HD, fonte 12v 10a chaveada, e tablet, também mantém atividade em endereço residencial, no município de Arapiraca. 

Nos locais, não há nenhuma informação que faça algum tipo de identificação ou referência à empresa. 

Há, ainda, a suspeita de que outras empresas também tenham participação nesse esquema praticado pela gestão municipal, comandada por Carlos André Nen.

MORTES POR COVID-19

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela prefeitura, no dia 13/06, o município possui 111 casos confirmados, 04 óbitos confirmados e 02 óbitos suspeitos.

A reportagem entrou em contato com o prefeito Carlos André Nen, mas ele não atendeu ou retornou as ligações telefônicas.