Saúde

Governador promete iniciar hospital de campanha em Arapiraca na próxima semana

Renan também assegurou início das obras de Hospital Metropolitano do Agreste em cem dias

Por 7Segundos 15/06/2020 17h05
Governador promete iniciar hospital de campanha em Arapiraca na próxima semana
Renan Filho durante visita ao Hospital Metropolitano de Maceió - Foto: Reprodução/ Vídeo

Durante entrevista coletiva concedida pela manhã, nesta segunda-feira (15), no Hospital Metropolitano da Capital, o governador Renan Filho (MDB) assegurou investimentos na Saúde do interior. Ele cobrou publicamente do secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, uma resposta a respeito do prazo de instalação do hospital de campanha de Arapiraca, que deve ser iniciada “nos próximos dias”, como o respondeu o secretário.

“Todo mundo está querendo que a gente construa um hospital de campanha em Arapiraca. Tem as burocracias, a parte administrativa e não está fácil construir neste momento, não é Alexandre? A gente está fazendo tudo seguindo rigorosamente a legislação, já que há uma dificuldade geral. O cidadão fez uma pergunta e eu passei para ele porque eu cobro isso todos os dias. Certamente na próxima semana vamos iniciar o hospital de campanha de Arapiraca para entregá-lo em aproximadamente 15 dias após o início das obras”, afirmou Renan Filho.

Segundo o governador, enquanto há uma redução de casos novos de covid-19 na Capital, o contágio da doença têm sido mais rápido no interior mas, ainda assim, de acordo com ele, não estão faltando leitos hospitalares para atender a demanda. “Não há, neste momento, uma demanda reprimida por leitos clínicos. Todo mundo que precisa de leito clínico, em Arapiraca, está sendo regulado para um hospital para regular seu tratamento. Isso é importante de ser dito para que as pessoas acompanhem de maneira geral o que ocorre na pandemia em Alagoas”, disse, ao justificar que inicialmente o hospital de campanha de Arapiraca contará apenas com leitos clínicos.

Renan revelou ainda um outro dado sobre o avanço do coronavírus no interior. Segundo ele, no primeiro dia de atendimento da Central de Triagem de Arapiraca, inaugurada no último sábado (13), a quantidade de casos confirmados ficou abaixo da média no Estado. “Mesmo com o crescimento de casos no interior, a Central de Triagem fizeram cerca de 76 atendimentos no primeiro dia e nós tivemos um índice de detecção de casos confirmados menor que em outros lugares do Estado. Mesmo assim, medidas de isolamento e distanciamento social precisam ser levadas adiante e a conscientização das pessoas é fundamental”, declarou.

Ainda durante a coletiva, Renan Filho perguntou a Alexandre Ayres sobre a situação dos leitos do Memorial Djacy Barbosa, que tem sido alvo de denúncias devido a atraso no pagamento dos colaboradores. O governador disse ter sido indagado por um morador de Arapiraca se, com a abertura de leitos para atender pacientes com covid-19 no Hospital Nossa Senhora de Fátima, a unidade conhecida como Hospital Afra Barbosa pode ser descredenciada.

“Não, na verdade a gente ainda carece de muitos leitos clínicos e a gente tem trabalhado e dialogado com a direção do Djacy Barbosa para que a gente possa continuar ajudando e melhorando a assistência à população de Arapiraca e da região. Então não haverá essa descontinuidade, o nosso objetivo é ampliar leitos”, respondeu o secretário.

Alexandre Ayres anunciou mais 20 leitos clínicos no Hospital Nossa Senhora de Fátima a partir desta segunda e também a ampliação no horário de atendimento na Central de Triagem, que passa a ser 24 horas, assim como já acontece nas centrais localizadas em Maceió, com médicos de plantão para testar as pessoas que estão com sintomas de covid-19.

E, nos próximos cem dias, segundo Renan Filho, será iniciada a construção do Hospital Metropolitano do Agreste. Neste período, o Estado espera resolver questões burocráticas e relacionadas à localização do equipamento para a assinatura da ordem de serviço da obra.

“A gente queria dizer para todo mundo que tomados a decisão, ao concluir este hospital, o Estado tem uma capacidade de investimento, um fluxo de caixa e nós vamos em 100 dias, esse é o compromisso do secretário Alexandre Ayres, depois de cumprir as regras legais, identificar o terreno, promover a licitação, nós vamos iniciar a construção do hospital metropolitano do Agreste, que será um hospital igual a este, para atender a segunda macro região de Alagoas e lá, na estruturação da saúde, nós vamos manter o Hospital Regional atendendo urgência, a Unidade de Emergência do Agreste atendendo trauma e o Hospital Metropolitano para toda alta complexidade e cirurgias eletivas. Isso vai garantir uma melhor estruturação de Alagoas e vai levar mais atendimento de qualidade para as pessoas que residem no interior”, declarou.