Saúde

Renan anuncia construção do Hospital Metropolitano do Agreste em Arapiraca

Equipamento fará parte de novo “parque de saúde pública”

Por 7Segundos com Agência Alagoas com Agência Alagoas 13/06/2020 16h04
Renan anuncia construção do Hospital Metropolitano do Agreste em Arapiraca
Durante visita a Central de Triagem, Renan anunciou construção de Hospital Metropolitano do Agreste - Foto: Márcio Ferreira/ Agência Alagoas

Durante a solenidade que inaugurou a Central de Triagem Iza Castro, instalada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, o governador Renan Filho anunciou que pretende construir em Arapiraca o Hospital Metropolitano do Agreste, que deverá seguir os mesmos moldes da unidade hospitalar entregue em Maceió no dia 15 de maio. 

Em seu discurso, o governador declarou que espera iniciar a construção do novo hospital em cem dias. “O Governo do Estado enfrenta o maior desafio da nossa história: construir um novo parque de saúde pública. Nós estivemos, ao longo dos últimos anos, construindo cinco hospitais; já entregamos o Hospital da Mulher e o Metropolitano, ambos em Maceió. Vamos, no dia 30 deste mês, entregar o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo; até agosto, entregaremos o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares; e, depois, vamos entregar o Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia”, disse Renan Filho.

Ainda em Arapiraca, o Governo do Estado vai construir uma Unidade de Pronto Atendimento de nível 3, mais completa, além das três novas UPAS já anunciadas para Maceió, nos bairros de Chã da Jaqueira, Jaraguá e Cidade Universitária.

“Isso vai ajudar a estruturar toda a rede de saúde da região metropolitana de Maceió e de Arapiraca”, destacou o governador, lembrando que construirá, ainda, o Hospital da Criança, na capital alagoana.

Após a entrega da Central de Triagem, Renan Filho, o vice-governador Luciano Barbosa, e o secretário Alexandre Ayres inspecionaram os terrenos onde se pretende erguer a UPA de Arapiraca e o Hospital Metropolitano do Agreste. Antes, visitaram o Hospital Nossa Senhora de Fátima, onde serão abertos 40 leitos de enfermaria destinados exclusivamente para atender casos da Covid-19 e que vão entrar em funcionamento já na próxima segunda-feira (15).

“A Sesau já enviou equipamentos, macas, monitores, medicamentos e, a partir de segunda-feira, o Hospital Nossa Senhora de Fátima estará funcionando com uma equipe de 250 profissionais, inicialmente. Será um centro especializado no tratamento da Covid-19”, detalhou Renan Filho.