Saúde

Conselho de Medicina de Alagoas emite nota sobre autonomia no tratamento da Covid-19

O CREMAL deixa claro que ainda não há uma terapia farmacológica específica para o tratamento e cabe ao médico prescrever o tratamento

Por 7Segundos 12/06/2020 15h03
Conselho de Medicina de Alagoas emite nota sobre autonomia no tratamento da Covid-19
Nota pública aos médicos - Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina de Alagoas-CREMAL emitiu uma nota aos médicos, na quarta-feira (10), informando sobre a autonomia do médico no tratamento de pacientes com Covid-19.

O CREMAL deixa claro que ainda não há uma terapia farmacológica específica para o tratamento e cabe ao médico prescrever o tratamento.

Veja a nota:

O mundo está vivenciando um grande desafio na Medicina, todos estão envolvidos (universidades, entidades médicas, cientistas, médicos e demais profissionais da saúde), na busca de uma vacina e da melhor terapêutica para o tratamento dos pacientes. Infelizmente, até o momento, não existem evidências de qualidade e segurança clínicas que permitam ao médico uma terapia farmacológica específica para a COVID-19, muitos medicamentos estão sendo testados e muitos estudos estão sendo divulgados na mídia, porém nenhum ainda foi aprovado em ensaios clínicos, com desenho cientificamente comprovando sua segurança.

Diante do cenário atual da PANDEMIA DA COVID-19, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas-CREMAL, atento as diversas notícias veiculadas na mídia, e preocupado com a saúde da nossa população,resolve fazer alguns esclarecimentos: Casos novos são diagnosticados todos os dias, que talvez seja em número inferior aos reais, devido à pouca disponibilidade de testes diagnósticos e a demora na confirmação dos casos graves,muitas vezes evoluindo a óbito.

O atendimento médico para o reconhecimento precoce dos casos é primordial para a prevenção da transmissão, bem como, para o tratamento clínico precoce, evitando que aqueles casos que apresentam outras comorbidades como diabetes, hipertensão, doença coronariana e pacientes com idade avançada, evoluam com maior risco de gravidade e muitas vezes a óbito por COVID-19.

Diante desse cenário, para o tratamento do paciente portador de COVID-19, reafirmamos a autonomia do médico, o direito de prescrever seguindo o esquema terapêutico e protocolos, diante da sua avaliação clínica, sendo coerente com os princípios éticos, valorizando a relação médico-paciente, respeitando a vontade do seu paciente e fazendo os devidos esclarecimentos com relação aos possíveis efeitos colaterais.

Observa-se ainda o livre consentimento e esclarecimento do paciente ou dos familiares, quando for o caso,visando sempre oferecer ao doente o  melhor tratamento médico disponível no momento.

Finalmente, o CREMAL, empenhado na sua missão de assegurar, defender e promover o exercício legal da Medicina, as boas práticas da profissão, o respeito e a dignidade à categoria, bem como, proteger a sociedade, reitera a certeza de que o País e nosso Estado conseguirão superar mais essa emergência sanitária e, principalmente, confiando na atuação dos nossos médicos, sempre pautada na conduta ética e na melhor terapêutica médica para seu paciente.

Maceió, 10 de Junho de 2020. 
Conselho Regional de Medicina de Alagoas