Agreste

Poda de árvore centenária revolta moradores de Campo Grande

Moradores afirmam que prefeitura quer derrubar árvore que faz parte da história do município, prefeito nega

Por 7Segundos 12/06/2020 12h12
Poda de árvore centenária revolta moradores de Campo Grande
Segundo moradores, operários podam galhos para depois derrubar árvore centenária - Foto: cortesia

Os moradores do município de Campo Grande foram surpreendidos, na manhã desta sexta-feira (12), com operários da prefeitura fazendo uma poda com o objetivo de derrubar um pé de algaroba centenário, localizado nos fundos da Igreja de Santa Luzia. Muitas pessoas ficaram revoltadas e usaram as redes sociais para defender a permanência da árvore. 

“Segundo os mais antigos da cidade, antes da construção da igreja, havia um cemitério no local e, desde essa época, esta árvore já existia. Também dizem que foi debaixo dela que a feira do município começou. Ou seja, essa árvore faz parte da história da nossa cidade”, afirmou uma moradora, que pediu para não ser identificada.

De acordo com informações, a prefeitura de Campo Grande está fazendo uma reforma na praça em frente à igreja Santa Luzia, a mais antiga de Campo Grande. O projeto consiste na construção de um calçadão, que se estende para além dos fundos da igreja. Outras árvores já teriam sido exterminadas por causa da obra, mas a derrubada do pé de algaroba revoltou a população. 

“Essa árvore tem importância histórica e é também um bem natural da nossa cidade, talvez o único bem natural que temos. Enquanto em outras cidades é feito um trabalho de arborização, aqui é o contrário. Eles ainda não começaram a serrar o tronco, mas a forma que podaram todos os galhos provavelmente já matou a árvore. Não entendemos o porquê da necessidade de derrubar essas e outras árvores que poderiam entrar no projeto paisagístico do calçadão”, declarou.

Segundo ela, antes da obra havia um bar debaixo da copa da árvore e o proprietário retirou o estabelecimento do local, à pedido da prefeitura. À sombra do pé de algaroba, há também um banco de alvenaria, que antes da pandemia servia de ponto de encontro para os moradores da região e para a juventude. 

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Campo Grande, que encaminhou nota, assinada pelo prefeito Arnaldo Higino, declarando que o pé de algaroba não vai ser derrubado e está passando apenas por uma poda. Veja a nota a seguir:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Campo Grande/AL vem em nota esclarecer os fatos: Devido ao alto risco que a árvore (ALGAROBA) representa para a rede elétrica, comércios e pedestres que ali circulam, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Viação e Obras para executar a autorização, para a poda de árvore localizada na Praça Santa Luzia, com suas respectivas condicionantes, dentre elas o cuidado com o manejo de ninhos existentes no local.

Os Servidores estão realizando o serviço no dia de hoje (12 de junho de 2020) tomando o cuidado de operacionalizar apenas em condições climáticas favoráveis, e neste período em nenhum momento foi constatado empecilhos relacionados.

É valido também explicarmos que de acordo com a Secretaria Municipal de Viação e Obras, algaroba não são adequadas para centros urbanos por possuírem raízes laterais, árvores para centros urbanos devem ter raízes profundas.

Informamos ainda que a Prefeitura não está fazendo a retirada da árvore apenas acontecendo a poda para evitar acidentes por esta doente, inclusive a Praça Santa Luzia está passando por reforma e modernização e a referida árvore faz parte do paisagismo do projeto atual.

O Compromisso da Prefeitura de Campo Grande é o planejamento urbano mantendo árvores vivas e economiza dinheiro público – é isso que faremos para que não tenhamos que derrubar nossas árvores.

Arnaldo Higino Lessa

Prefeito