Viral

Parada do Orgulho LGBT de SP promove evento virtual

O evento, que leva mais de 3 milhões de pessoas à Avenida Paulista, em São Paulo, terá sua primeira versão online no próximo domingo (14)

Por HuffPost 10/06/2020 15h03
Parada do Orgulho LGBT de SP promove evento virtual
Movimentação na Avenida Paulista em São Paulo, durante a concentração da 21° Parada do Orgulho LGBT. - Foto: Rafael Arbex / Estadão

Devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo não ocupará, tradicionalmente, as ruas da Avenida Paulista em junho de 2020. O evento, que leva mais de 3 milhões de pessoas às ruas anualmente, terá sua primeira versão online. Com a iniciativa, realizada no próximo domingo (14), a Parada de São Paulo se junta a outras organizações pelo mundo que, mesmo diante do surto de covid-19, seguem tentando reinventar as celebrações do orgulho de ser LGBT.

Em comunicado, a APOGLBT, organização responsável pela organização da Parada LGBT afirma que “todos são conscientes sobre as restrições que vivemos, a mobilidade urbana, o confinamento social” e estes fatores não poderiam deixar “a data de celebrar nosso Orgulho” de lado.

Transmitida simultaneamente em 11 canais no YouTube, a partir das 14h (horário de Brasília), tantos os convidados, quanto os apresentadores vão interagir remotamente, cada um de sua casa. A previsão é que a Parada tenha cerca de 8 horas de duração.

Fih e Edu, do canal Diva Depressão, serão hosts do evento, juntamente com os YouTubers Lorelay Fox, Mandy Candy, Jean Luca, Nátaly Neri, Louie Ponto, Spartakus Santiago, e Herbertt e Fernanda, do Canal das Bee.

Evento também será transmitido pelo canal da Dia Estúdio, responsável pela transmissão, da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT-SP) e do YouTube Brasil. 

Durante a live, os apresentadores receberão virtualmente convidados para debater como direitos sociais, preconceito e diversidade. A presença virtual de Glória Groove e Daniela Mercury estão confirmadas. Nomes como Pabllo Vittar, Katy Perry, Mel C e Ivete Sangalo vão enviar depoimentos.

Além disso, ao longo da transmissão, serão veiculados conteúdos produzidos pelo time de apresentadores em temáticas variadas: desde o histórico de luta das pessoas LGBT no Brasil até exemplos de iniciativas da comunidade.

A audiência também poderá participar ao vivo do evento, enviando fotos e relatos usando a hashtag #ParadaSPAoVivo.  

A APOGLBT afirma que esta também é uma oportunidade de coletar doações para o projeto “Rede Parada Pela Solidariedade” que, no atual momento, tem apoiado uma parcela da população LGBT em situação de vulnerabilidade ao fazer mutirões de distribuição de marmitas e kits de higiene pessoal.

“Nosso objetivo [com o evento] é ajudar e dar visibilidade para a comunidade LGBT como parte da estratégia da ONG de manter as pessoas seguras em suas casas e conectadas com o movimento”, diz comunicado da ONG.

Organização responsável pelo evento diz que, por enquanto, a Parada presencial adiada para o dia 29 novembro, está mantida.