Alagoas

Arsal passa a regular saneamento básico em mais três municípios alagoanos

Cerca de 50 mil cidadãos devem ser beneficiados com atuação da Arsal

Por 7Segundos com Arsal 10/06/2020 16h04
Arsal passa a regular saneamento básico em mais três municípios alagoanos
Cerca de 50 mil cidadãos devem ser beneficiados com atuação da Arsal - Foto: Patrícia Mendonça /Arsal

Porto de Pedras, no Litoral Norte, Olho d’Água das Flores, no Sertão, e Estrela de Alagoas, no Agreste, são os mais novos municípios alagaonaos a firmarem um Convênio de Cooperação Técnica para o Saneamento Básico com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal). Só nesses municípios, cerca de 50 mil cidadãos passaram a contar com às fiscalizações da Agência que visa qualidade, continuidade e segurança na distribuição da água feita pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A publicação do último destes municípios a firmar o convênio saiu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (9).

A população e a gestão municipal só tem a ganhar, pois a Arsal passa a monitorar periodicamente a Casal para assegurar a qualidade do serviço, além definir a política de saneamento básico local.

Até o início de 2019 eram 32 municípios regulados, com a gestão da Nova Arsal agora o total de cidades alagoanos com mais qualidade no saneamento chega a 54.

Sem ônus para as prefeituras, as fiscalizações são realizadas por meio da Gerência de Saneamento Básico da Arsal, com engenheiros e técnicos do saneamento básico. Os trabalhos realizados vão desde a fiscalização da qualidade da água, análise laboratorial, turbidez, cor até a conservação da estrutura física do local, como estações de tratamento e a funcionalidade de equipamentos, como bombas d’água e instalações elétricas.

“É um avanço muito importante para a população alagoana, pois agora grande parcela da sociedade está contando com a regulação, que é o conjunto de ações técnicas que visam fiscalizar prestadoras de serviços para que sejam ofertados à comunidade da melhor forma possível. E nós da Arsal lutamos e acreditamos nisto”, pontuou o diretor-presidente, Ronaldo Medeiros.