Brasil

Governador do Pará é alvo de operação da PF que apura compra de respiradores

São cumpridos mandados Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal

Por Uol Notícias 10/06/2020 08h08
Governador do Pará é alvo de operação da PF que apura compra de respiradores
Governador do Pará é alvo de operação da PF que apura compra de respiradores - Foto: Reprodução

A PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) cumprem hoje mandados de busca e apreensão contra o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e outras 14 pessoas numa operação que apura supostos desvios de recursos e fraudes em processos de licitação para compra de ventiladores pulmonares destinados ao combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no estado.

A operação, batizada de Para Bellum, é resultado de pedido apresentado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e acatado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Também são alvos os endereços de quatro empresas e uma secretaria do estado.

São cumpridos mandados nos estados do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. O relator do caso no STJ, ministro Francisco Falcão, autorizou ainda o bloqueio de R$ 25 milhões do governador e de outros sete envolvidos.

 

Segundo o MPF, o inquérito, que corre sob sigilo, investiga a contratação sem licitação de uma empresa que não tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fornecimento de 400 respiradores ao custo de R$ 25 milhões para os cofres públicos.