Saúde

Em caso de dor súbita ou intensa, pacientes não devem deixar de buscar o pronto-socorro

Sintomas podem estar associados ao AVC ou infarto

Por 7Segundos com Assessoria 09/06/2020 16h04
Em caso de dor súbita ou intensa, pacientes não devem deixar de buscar o pronto-socorro
Dor de cabeça - Foto: Revista Saúde

Por conta da pandemia de CovidD-19 muitas pessoas estão com receio de procurar atendimento médico, porém dores de cabeça, no peito ou abdominais, em especial aquelas que aparecem de repente e com alta intensidade, demandam avaliação e acompanhamento imediato. Sintomas podem estar associados ao AVC ou infarto.

“Se o paciente apresentar algum sintoma súbito como esses, precisa procurar um serviço de urgência e emergência imediatamente para que o médico descarte doenças mais graves, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto agudo do miocárdio”, aponta a coordenadora do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Santa Cruz, localizado em Curitiba (PR), Dra. Alessandra Gaio (CRM-PR 15.500).

Deixar para ir ao médico no dia seguinte ou se automedicar e esperar os sintomas passarem pode ser bastante prejudicial para o bem-estar e a recuperação do paciente. “Percebemos que a procura pelo Pronto-Socorro diminuiu desde o início da pandemia do novo coronavírus, o que pode ser perigoso. Em caso de patologias mais graves, esse retardo em procurar auxílio médico pode resultar em sequelas, complicações e até mesmo óbito”, completa a médica.

O cuidado precisa ser redobrado quando o paciente tem mais de 60 anos e já apresenta doenças comuns ao processo de envelhecimento. “Os idosos fazem desidratação e desnutrição muito rapidamente, por isso, ao menor sinal ou sintoma diferente, devem ser levados ao pronto-socorro”, enfatiza Dra. Alessandra. Quadros de pneumonia, infecção urinária ou dores causadas por quedas domésticas estão entre os quadros mais preocupantes para essa faixa etária.