Cultura

Fórum Cultural de Arapiraca acontece de forma on-line nesta quarta

A reunião será com artistas e grupos de todos os segmentos culturais

Por 7Segundos 09/06/2020 17h05
Fórum Cultural de Arapiraca acontece de forma on-line nesta quarta
O objetivo do Fórum é o de reivindicar, do poder público, ações de fortalecimento para o setor - Foto: Divulgação

O Fórum Cultural de Arapiraca realiza uma edição on-line, nesta quarta-feira (10), às 20h. O evento foi criado em 2008 e é formado por artistas e grupos de vários segmentos culturais de Arapiraca, cidade localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas. O Fórum foi desativado em 2013, e será retomado este ano com o cenário da pandemia de Covid-19.

O objetivo do Fórum é o de reivindicar, do poder público, ações de fortalecimento para o setor. Enquanto esteve em atividade levantou pautas importantes, como: a elaboração e aprovação do plano e Sistema Municipal de Cultura e a formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou eventos como a Conferência Municipal de Cultura e o Conexão Cultural. Apesar da sua desativação em 2013, o trabalho do fórum obteve frutos, em 2014 foi consolidado o marco legal da cultura, com a aprovação da Lei do Plano e Sistema Municipal de Cultura, e em 2015 aconteceu o edital da rede Arapiraca de pontos de cultura, pauta antiga do segmento.

Diante do cenário de pandemia do covid-19, alguns artistas se reuniram recentemente e estão reativando o FCA com o objetivo de fortalecer a luta por medidas de enfrentamento, e de auxílio emergencial para o setor, que foi fortemente prejudicado pela paralisação do isolamento social. Para articular as ações emergências foi criado um comitê de crise, formado por Wagno Godez, Dayane Teles, Leandro Alves, Henrique Avlis, Jessiel Cursino, Nando Magalhães, Aermeson Barros e Marcius Oliveira, que como primeira ação elaborou uma carta solicitando da prefeitura o imediato pagamento dos editais, Paulo Lourenço e de Fomento ao audiovisual e a ativação do Conselho Municipal de políticas Culturais. Em tele reunião com a presença da secretaria de cultura, Rosângela Carvalho e vários artistas, representantes de grupos a carta foi entregue com mais de 200 assinaturas.

Em mais um passo para a organização do setor, o FCA agora convoca todos os artistas, agentes e grupos culturais para uma reunião aberta para debater sobre a Ativação do Conselho Municipal de políticas Culturais, o mapeamento cultural e a Lei Aldir Blanc.

Com a aprovação da Lei Aldir Blanc que destinará um volume de recursos federais para ações de auxílio emergencial para o setor da cultura, a comunidade cultural se organiza para ter participação ativa no gerenciamento e aplicação do recurso. A reunião acontecerá através de teleconferência pela plataforma google meet.