Arapiraca

Com hospital de campanha no Ginásio João Paulo II, moradores em situação de rua são relocados

De acordo com o Centro Pop, dos 56 acolhidos, alguns conseguiram locar casas e outros voltaram para suas cidades

Por 7segundos 06/06/2020 11h11
Com hospital de campanha no Ginásio João Paulo II, moradores em situação de rua são relocados
Ginásio João Paulo II será usado como Centro de Triagem e Hospital de Campanha - Foto: Assessoria

Em março, com o início da pandemia do Covid 19, moradores em situação de rua foram acolhidos no Ginásio de Esportes João Paulo II, no centro de Arapiraca, Agreste do Estado. Com o avanço da doença, o local será usado como Centro de Triagem e Hospital de Campanha. De acordo com Telma Freire, coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro POP,  houve um redirecionamento das 56 pessoas que estavam sendo acolhidas no local.

Conforme os números informados, desde a publicação do primeiro decreto estadual e o início das medidas de isolamento social, 56 pessoas passaram pelo Ginásio de Esportes, sendo 42 do sexo masculino, 12 do sexo feminino e dois trans. Havia a recomendação de obediência às normas sanitárias, porém, ninguém era obrigado a permanecer e, ao longo desse período, 23 se evadiram por conta própria. Outros 21 retornaram para suas famílias ou cidades de origem, sete conseguiram locar casas com o dinheiro do auxilio emergencial e cinco estão no Albergue.

De acordo com Telma Freire, os cinco que estão sendo assistidos pelo Albergue tem direito a higienização e refeições. Outro dado interessante relatado pela coordenadora do Centro Pop é que, dos 56 moradores em situação de rua que foram abrigados no Ginásio de Esportes, 17 conseguiram aprovação para o Auxílio Emergencial. Além disso, 28 necessitaram de acompanhamento médico, incluindo uma gestante.

Quem ainda permanece nas ruas

Outra preocupação é com aqueles que, por vários motivos, permanecem nas ruas. *Os assistidos que ainda permanecem nas ruas estão sendo atendidos pelo Centro Pop , com acesso à banho, alimentação e alguns encaminhamentos, um total de 10 a 15 diariamente. Destes, o Centro Pop, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,  concedeu passagens para retorno as suas cidades de origem, totalizando nove assistidos, inclusive um deles da África do Sul que  foi encaminhado ao Consulado em Recife para atualização de documentos", explicou Telma Freire.