Inside Sales

O que é Inside Sales? Saiba mais sobre essa estratégia

Esta é a forma que as empresas encontraram de fazer suas vendas mesmo em momentos em que o cliente e o vendedor não estejam no mesmo local

POR: 7Segundos
O que é Inside Sales? Saiba mais sobre essa estratégia
Divulgação

O Inside Sales é uma ótima estratégia para otimizar a área comercial da sua empresa, pois é focado em vendas internas, feitas sem que o vendedor precise sair a campo, mas tem uma dinâmica muito interessante que pode melhorar os resultados do seu negócio.

Se você ainda não conhece o que é Inside Sales, nós trouxemos algumas informações importantes para você se inteirar e quem sabe começar a implementar este modelo nas suas operações comerciais.

O que é de fato Inside Sales?

Sua tradução básica é de vendas internas e é o modelo de operação comercial em que os vendedores não precisam ir a campo e visitar clientes para efetuar vendas. Tudo é feito por telefone, chat da empresa, videoconferência, redes sociais, e-mail e outras ferramentas.

Esta é a forma que as empresas encontraram de fazer suas vendas mesmo em momentos em que o cliente e o vendedor não estejam no mesmo local. 

A estratégia tem o poder de diminuir, e muito, o custo operacional das vendas físicas e ainda se blindar de uma eventual crise, como no caso da pandemia de 2020 e o isolamento social.

Entretanto, o Inside Sales também é uma forma de escalar as vendas de um negócio, pois algumas podem ser feitas de modo automático, com o preenchimento de um formulário, sem que ao menos tenha a necessidade de um vendedor. 

Por outro lado, o foco do Inside Sales é a experiência do cliente, otimização de tempo e economia de recursos. Algumas pessoas até confundem o Inside Sales com o serviço de televendas e telemarketing, mas eles possuem resultados diferentes.

A diferença entre Inside Sales e Telemarketing

O principal ponto de diferença entre os dois são os resultados. Pode se dizer que o Inside Sales é uma evolução muito grande do telemarketing que é todo robótico em muitas vezes invasivo.

Como funciona o Telemarketing: 

  • Venda robótica
  • Trabalho mecânico
  • Baixa conversão
  • Foco no produto
  • Completamente rígido
  • Como funciona o Inside Sales
  • Venda consultiva (Criação de relacionamento)
  • Alta produtividade
  • Alta taxa de conversão
  • Foco em soluções para o cliente
  • Flexível a possibilidade de visitas físicas

Mesmo que o Inside Sales seja por venda remota, a empresa se compromete a oferecer a melhor solução ao seu cliente. Por isso, há possibilidade de se tornar uma visita física, mas o Inside Sales é que faz a abordagem e os primeiros contatos da venda.

Uma grande diferença entre os dois é que o telemarketing tem foco em quantidade, sem analisar se o produto é ideal para o cliente e oferecendo para qualquer contato que aparecer. Já o Inside Sales tem seus leads estudados e utilizam o funil de vendas para conseguir melhores resultados.

Até mesmo nas métricas analisadas os dois são diferentes, pois enquanto o telemarketing se preocupa com a quantidade de ligações e o tempo, o Inside Sales avalia a experiência do cliente e o seu sucesso com a venda.

Em resumo, o Inside Sales se prova muito mais eficaz que o telemarketing e tem muito mais estudo para que a operação seja um sucesso.

Como implantar o Inside Sales no seu negócio

O primeiro passo é ter uma área de atendimento com todo o suporte para o seu vendedor exercer o trabalho. Para isso será necessário ter computador, telefone e uma plataforma de workplace para os vendedores trabalharem.

Você também pode implementar as vendas pelo site e chat, mas para isso é necessário contratar um servidor de hospedagem de sites, registrar um domínio e criar sua plataforma.

Ter um local onde seus clientes possam conhecer o produto, entrar em contato e saber mais sobre ele é essencial tanto para fazer marketing quanto para passar uma imagem profissional e séria para os clientes em potencial.

Você pode começar pequeno, implementando o Inside Sales com apenas um vendedor e deixar os outros em campo. A partir daí é só analisar as métricas e implementar estratégias para melhorar este setor da sua área comercial.

Vantagens do Inside Sales para a sua empresa

A maior vantagem do Inside Sales é a diminuição dos custos de um vendedor na rua. Além disso, é possível alcançar mais clientes e escalar o processo de vendas.

Com a diminuição do custo de aquisição, você pode contratar novos vendedores e aumentar sua quantidade de vendas.

Outra vantagem interessante é a qualidade da operação, uma vez que o Inside Sales vende mais e melhor, aumentado o sucesso do cliente e trazendo uma boa reputação para a sua empresa.

Conclusão 

Com a transformação digital, o Inside Sales passa a ser uma alternativa para empresas que querem modernizar suas operações e ter melhores resultados.

O custo de implementação do Inside Sales é bem baixo e é preciso começar a analisar essa estratégia como uma possibilidade para a área comercial de um negócio.

Grandes empresas já têm setor de Inside Sales com muitos funcionários, sempre buscando melhorar a performance para a satisfação do consumidor.

E você, o que acha do Inside Sales? Já conhece esta estratégia comercial e aplica na sua empresa. 

 

7 segundos estratégia Inside Sales servidor sete segundos

Comentários