Comunidade

[Vídeo] Após confusão entre vizinhos, DER afirma que muro construído em área de uso comum é ilegal

De acordo com as denúncias a rua, onde mora cerca de 30 famílias, fica alagada

Por 7segundos 03/06/2020 09h09
[Vídeo] Após confusão entre vizinhos, DER afirma que muro construído em área de uso comum é ilegal
Muro construído isolou a obra do DER e provocou alagamento da rua - Foto: Ewerton Silva / 7segundos

O Portal 7Segundos já denunciou em outra reportagem que moradores da comunidade Bom Jardim, na zona rural de Arapiraca, ficaram prejudicados devido a uma construção de um muro que impede o escoamento das águas da chuva. De acordo com as denúncias a rua, onde mora cerca de 30 famílias, fica alagada e crianças e principalmente idosos não conseguem atravessar o “riacho” formado pela grande poça d’água.

Os moradores afirmaram que existe uma boca de lobo onde toda a água da chuva escorria até uma tubulação na rodovia AL 220 e não havia nenhum problema de acúmulo de água. Mas segundo os moradores, devido a um problema entre membros de uma família, foi construido o muro como um “forma de vingança” e impedir a passagem da pessoa indesejada por aquele trecho da rua.

“Os moradores dessa rua não tem nada a ver com a briga da família deles. Agora todo inverno é a mesma situação. Só passa por aqui quem tem carro ou moto. Isto é um absurdo”, disse revoltado um morador.

Mesmo quem tem veiculo fica prejudicado, porque a estrada é de barro, e muitas vezes o lamaçal que fica após um período chuvoso é tão grande que os carros atolam, e os condutores enfrentam muitos problemas. 

Mas a proprietára da residência onde o muro foi construído afirma justificou a construção do muro para evitar que a água invadisse a sua casa. Dona Josefa Silva de Farias, alega que foi o filho dela que construiu o muro para evitar o fluxo da água dentro de casa. 

Já os moradores da rua negam essa versão e afirmam que a família agiu em função do problema entre pessoas da família e não se importaram que iriam prejudicar todos os moradores da rua. 

 

                                                          

Para entender toda essa situação a redação do 7Segundos entrou em contato com Rainilson Manoel, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), em Arapiraca.

Ele afirmou que a obra para o escoamento da água foi construída pelo Departamento de Estrada de Rodagem de Alagoas (DER/AL ) ha 35 anos quando foi realizada a construção da rodovia AL 220 que liga Arapiraca à Maceió.

Ele afirmou que não havia muro, e que a tubulação para drenagem da água foi construída na área onde é chamada de faixa de domínio. A obra beneficia toda a comunidade, portanto a construção do muro é ilegal

“Existe uma faixa de domínio de 20 metros que não é permitido construir, a estrada não é só a faixa de rolamento, também há uma faixa para drenagem. A população sabe que não pode construir, mas infelizmente falta conscientização e acabou prejudicando varios moradores”, explicou o diretor do DER.

Como o dono da casa onde o muro foi construído afirmou que não vai liberar o espaço onde está a boca de lobo, na nesta terça-feira (02), os moradores decidiram abrir uma vala enconstada ao muro deste residência para que a água escoe e evite o acúmulo da água impedindo a passagem das pessoas.

”Com essas chuvas que já iniciaram desde abril, o inverno vai ser rigoroso e a gente não pode de novo ficar nessa situação. Por isso tomamos a iniciativa de fazer esse serviço aqui”, informou o lider da comunidade.

Técnicos do DER também compareceram no local e afirmaram que vão realizar um serviço para coletar a água e evitar o acúmulo das águas. 

Os moradores afirmaram, na manhã desta quarta-feira (03) que o DER enviou uma cacamba de areia para "sugar" a água que estava acumulada, mas o tiro saiu pela culatra. O barro misturado  com a água formou um lamaçal ainda maior e agora os carros que tentam atravessar o local ficam atolados. 

Muito difícil a situação vivida há muito tempo pelos  moradores da comunidade Bom Jardim. Agora, só resta esperar o próximo capitulo dessa longa e dramática  novela.