Serviços

Moradores denunciam surto de escorpião em bairro de Arapiraca

A denúncia foi feita por moradores do bairro Jardim Esperança

Por Thayla Paiva 02/06/2020 10h10
Moradores denunciam surto de escorpião em bairro de Arapiraca
Morador denuncia surto de escorpião em bairro de Arapiraca e questiona falta de limpeza - Foto: Cortesia

Na manhã desta terça-feira (02), moradores do bairro Jardim Esperança, em Arapiraca, denunciaram um surto de escorpiões, ratos e baratas. De acordo com as denúnicas, a  falta de limpeza e capinagem das ruas por parte dos órgãos públicos tem contribuído para o aumento desses insetos.

É notável que devido ao isolamento social, em decorrência da pandemia causada pelo covid-19, alguns animais estão voltando às ruas, parques  e praças vazias. Com a incidência desses 'frequentadores" de locais públicos, a população está preocupada, principalmente nesse período chuvoso, onde a proliferação é maior  podendo causar doenças e até consequência mais graves, como a morte.

Um dos moradores preocupados com essa situação, é Jaconias Moraes das Neves, 51 anos, ele mora há 2 anos do bairro  Jardim Esperança e enfatiza que a situação fica ainda pior quando algumas pessoas não se comprometem com a limpeza diária das casas, o acumulo de lixo ou entulho atraem cada vez mais esses répteis perigosos e venenosos como é o caso do escorpião.

“Eu encontrei um escorpião, na sala de casa, chovia na ocasião, e naquele dia percebi nas ruas, muito lixo espalhado em algumas calçadas, e, a praça em frente, conhecida como Praça do Pirulito, necessitando de limpeza urgentemente”,  concluiu Jaconias.

Ele tem uma filha de três anos em casa e teme que algo de ruim aconteça com ela caso as providencias não sejam tomadas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), só em 2019, foram registrados 710 acidentes com escorpiões no município.

Moradores questionam ainda o serviço de  dedetização da prefeitura, segundo eles em dois anos nenhum serviço como esse foi feito no bairro.

O morador que encontrar animais como estes, seja escorpião, lagartos ou cobras, devem entrar em contato com o Centro De Controle De Zoonoses De Arapiraca (CCZ), que  atende pelo telefone (082) 98169-5959 para receber orientações sobre como agir. Em casos de picadas precisa-se procurar a unidade de saúde mais próxima.