Política

Bolsonaro cita fala de Nobel de Química para criticar isolamento

Presidente foi à base aérea de Brasília e decolou em direção a Abadiânia

Por R7 30/05/2020 12h12
Bolsonaro cita fala de Nobel de Química para criticar isolamento
O presidente Jair Bolsonaro 20/03/2020 - Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro citou neste sábado (30) o bioquímico e biofísico britânico Michael Levitt, ganhador do Nobel de Química, que criticou medidas de isolamento social. 

Levitt afirmou ao jornal The Telegraph, no sábado (23), que o lockdown imposto no Reino Unido pode não ter salvado vidas e até ter custado mais do que outras medidas.

Viagem a Goiás

Mais cedo, Bolsonaro se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, o deputado Major Vitor Hugo e o general Ramos. O presidente saiu do Palácio do Alvorada com direção à base aérea de Brasília e decolou de helicóptero a Abadiânia, em Goiás.

Bolsonaro foi a uma lanchonete em Abadiânia para tomar café da manhã neste sábado. A presença do presidente provocou aglomerações, apesar das recomendações de autoridades sanitárias para a necessidade do isolamento social como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus no País.

Bolsonaro carregava consigo uma máscara, mas não a utilizou enquanto trocava apertos de mão e posava para fotos com populares. O presidente ainda pegou uma criança no colo e conversou com pessoas também sem utilizar a máscara. O chefe do Executivo estava acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

A agenda do presidente não informa nenhum compromisso oficial. A assessoria de imprensa no Palácio do Planalto informou que Bolsonaro "está em agenda pessoal".

O líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), publicou em sua conta no Twitter uma foto em que aparece junto a Bolsonaro e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, todos a bordo de um helicóptero.

"Indo pra Abadiânia-GO, com nosso presidente @jairbolsonaro, para conversar com a população", escreveu o líder.

Bolsonaro chegou a abrir uma live na sua página no Facebook, em que aparece sem máscara, vestindo um boné, no Comando de Operações Especiais do Exército de Goiânia, prestes a entrar em um dos carros oficiais da presidência. Vitor Hugo também divulgou um vídeo de Bolsonaro no local, recebendo uma homenagem dos militares.