Saúde

Covid-19: Alagoas vai disponibilizar tomografia gratuita para a população

Medida é para identificar com mais rapidez pacientes com covid-19 e antecipar tratamento

Por 7segundos 28/05/2020 17h05
Covid-19: Alagoas vai disponibilizar tomografia gratuita para a população
Alagoas vai disponibilizar tomografia gratuita para a população no enfrentamento da covid-19 - Foto: Ilustração

Na manhã desta quinta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou que nesta sexta-feira (29), será publicada no Diário Oficial do Estado (OEA), uma portaria de contratualização para disponibilizar gratuitamente exames de tomografia em todo o estado de Alagoas. A informação dessa portaria foi anunciada durante uma entrevista, por telefone, concedida a rádio Novo Nordeste FM, em Arapiraca.

Alexandre Ayres informou que os exames de imagem são muito importantes para as equipes médicas avaliarem o quadro de saúde dos pacientes com covid-19 e iniciar, o mais rápidio possível, o tratamento aumentando as chances de cura da doença e salvar mais vidas.

Ele anunciou também o reforço da estrutra hospitalar para o enfrentamento da covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, que receberá cinco novos respiradores. O Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, no Sertão, também ganha a mesma quantidade de equipamentos respiratórios.

 O secretário afirmou que o govenro não está medindo esforços para equipar as unidades hospitalares com a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para atuarem no interior do estado. Ele revelou que nesta sexta-feira (29), o Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, receberá seis leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento dos pacientes com covid-19.

”Nós estamos fazendo a nossa parte desde o primeiro caso confirmado no estado. Nesse período de dois meses, abrimos quase mil leitos de UTIs. Mas a população precisa também fazer a parte dela, cumprindo as regras de isolamento social. A taxa de isolamento caiu muito nas últimas semanas e rapidamente passamos dos 7.500 casos confirmados e quase 400 mortes. Se as pessoas não seguirem as regras de proteção, infelizente chegaremos aos 10 mil casos nos próximos dias”, alertou Ayres.

A ampliação da rede hospitalar como a inauguração do Hospital Metropolitano em Maceió; o Hospital em Porto Calvo que será inaugurado brevemente, e o inicio das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arapiraca- que é uma porta de entrada de urgência e emergência para desafogar o Hospital Regional, são extremamente importantes nesse período dessa grave pandemia.

“A organização de toda essa rede não se faz em um curto espaço de tempo. O nosso grande desafio é melhorar as portas do primeiro atendimento nos municípios. Arapiraca já destinou o 3º Centro como unidade referência para os casos suspeitos. Além disso, o governo do estado vai iniciar a construção de uma Central de Triagem e do Hospital de Campanha com 60 leitos clínicos e 10 leitos de UTIs”, revelou.

Sobre a possibilidade do estado decretar Lockdown, que é fechamento total de toda atividade financeira, Alexandre Ayres, informou que esa opção não será tomanda no próximo Decreto Estadual. Mas se a curva de contágio da doença continuar em crescimento, essa possilibidade poderá ser adotada.