Política

[Vídeo] Após acusação de fake news, Hector Martins leva denúncias ao MPF

Advogado questiona mais uma vez contratação de trio elétrico em período de distanciamento social

Por 7Segundos 28/05/2020 12h12
[Vídeo] Após acusação de fake news, Hector Martins leva denúncias ao MPF
Hector Martins protocolou denúncias contra a prefeitura de Arapiraca no MPF - Foto: Reprodução

Depois de ter sido acusado pela prefeitura de Arapiraca de disseminar 'fake news' sobre a contratação de um trio elétrico, apesar de ela mesma proibir a realização de eventos públicos em decorrência da pandemia, o advogado e pré-candidato à prefeitura Hector Martins revelou ter encaminhado denúncia sobre o caso ao Ministério Público Federal.

Em vídeo divulgado na noite de quarta-feira (27), que pode ser assistido na íntegra ao final desta matéria, Hector Martins afirma que a repercussão de seu vídeo anterior, que divulgava como a população pode acessar o contrato de locação do trio elétrico no portal da transparência Covid-19, não agradou a prefeitura, que além de alegar que se tratava de divulgação de fake news, e que, por isso, acionaria o pré-candidato na Justiça.

“Quero informar que assim como a prefeitura fala em Justiça, eu também falo. Eu hoje protocolei no Ministério Público Federal um expediente informando tudo isso que vem se passando e pedindo que o Ministério Público Federal, certamente junto com a Polícia Federal, passem a investigar e verificar, de fato, a regularidade de tudo isso. Quero dizer também que não vou me intimidar. Não tenho receio de falas mais ásperas, porque como advogado militante sei que as pessoas que não tem argumento querem ganhar no grito e, a mim, isso não faz efeito”, declarou.

O advogado questiona a contratação com a empresa Jorge Pereira Rocha do Nascimento, com sede no município de Batalha, que tem outros dois contratos recentes firmados com a prefeitura de Arapiraca. A empresa, que oferece 20 tipos de serviços diferentes e “mais parece um shopping center”, nas palavras de Hector, além do trio elétrico, também teve contratada a locação de mil horas de carros de som.

Ele afirma que, a princípio não viu problema nesta parte do contrato, mas depois recebeu informações de que proprietários de carros de som de Arapiraca, que prestaram serviço de divulgação de medidas preventivas à contaminação pelo coronavírus, não receberam pagamento.

Hector Martins também se refere a um “supersecretário”, que queria que o advogado ficasse “quieto” e o desafiou a ir na Unidade Sentinela ver de perto o trabalho feito pela prefeitura na assistência aos pacientes com Covid-19. O advogado se refere ao secretário de Gestão Pública, Antônio Lenine, que teria enviado mensagens privadas ao pré-candidato, que respondeu dizendo que aceita o convite e que gostaria de estender a visita, acompanhado por Lenine, a outras unidades de saúde do município e “ver o quanto os profissionais de saúde estão vulneráveis, cobrando os equipamentos que até o momento estão deficientes”, afirmou, se referindo aos equipamentos de proteção individual (EPIs), que são objeto de uma ação civil pública do Ministério Público Estadual contra a prefeitura.

A “rixa” entre Hector Martins e Antônio Lenine teve início quando o pré-candidato denunciou que a prefeitura de Arapiraca era um dos poucos municípios que não havia destinado kits da merenda escolar para os alunos da rede municipal, como recomendava o Ministério Público, algumas semanas atrás. Lenine respondeu pessoalmente nas redes sociais do pré-candidato que o recurso da merenda era de pouco mais de R$ 10 por aluno, dando a entender que o valor faria pouca diferença para os estudantes, e teve a opinião rechaçada por várias pessoas. Apenas esta semana a prefeitura de Arapiraca começou a distribuir kits de alimentação para os estudantes.