Saúde

Hospital Chama faz diálise de pessoas com Covid-19 junto com não contaminados, diz paciente

Hospital diz que segue as normas

Por 7Segundos 26/05/2020 17h05
Hospital Chama faz diálise de pessoas com Covid-19 junto com não contaminados, diz paciente
Hospital Chama - Foto: Divulgação

Pacientes renais do Hospital Chama, localizado em Arapiraca, Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, informaram, ao 7 Segundos, nesta segunda-feira (25), que os pacientes com Covid-19 estão fazendo hemodiálise na mesma sala de pacientes não contaminado pelo vírus.

De acordo com a denúncia, os pacientes estão com medo, mesmo com todos usando máscaras, e segundo eles, os que estão contados pela Covid-19, deveriam fazer o tratamento separados dos demais.

“Lá no Hospital tem uma sala Vip, e deveria colocar os contaminados nela, mas Hospital Chama não quer”, disse o denunciante que preferiu não se identificar.

A direção do Hospital Chama informou ao 7 Segundos que segue as normas do Ministério da Saúde, conforme nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que determina: dialisar na última máquina da Sala,  que a máquina vizinha seja esvaziada, mantendo distância de 2m para o primeiro paciente sem COVID.

Ainda de acordo com a Nota Técnica encaminhada ao portal, “se não tiver condições de colocar esses pacientes em uma sala separada, o serviço deve dialisá-los no turno com o menor número de pacientes, nas máquinas mais afastadas do grupo e longe do fluxo principal de tráfego, quando possível”.

“Fazemos tudo que o Ministério manda, e os pacientes ficam na mesma sala SIM”.