Política

Políticos condenam Prefeitura que abandonou moradores de rua em outro município

Prefeitura de Palmeira dos Índios deve responder por despejar pessoas em situação de risco em Paulo Jacinto

Por 7Segundos 26/05/2020 18h06
Políticos condenam Prefeitura que abandonou moradores de rua em outro município
Moradores de rua de Palmeira dos Índios são levados para Paulo Jacinto e deixados em um conjunto da cidade - Foto: Cortesia

Diversos políticos de Palmeira dos Índios estão se manifestando sobre a atitude da Prefeitura do município em abandonar moradores de rua em outra cidade. A denúncia, feita com exclusividade pelo Portal 7Segundos, deixou a população chocada com a atitude dos agentes públicos liderados pelo prefeito Júlio Cezar (PSB). O caso pode resultar em medidas judiciais para responsabilizar os envolvidos.

A ex-primeira-dama e pré-candidata à prefeitura, Mosabelle Ribeiro (MDB) foi a primeira a usar suas redes sociais para prestar solidariedade às pessoas que foram “despejadas” na cidade de Paulo Jacinto. “Repudio a ação desumana tomada pela prefeitura de Palmeira dos Índios, que infelizmente vem agindo contra diretrizes administrativas e constitucionais. Onde está a dignidade da pessoa humana, o direito à assistência e proteção social?”, questionou a enfermeira, citando ainda o pacto de San José da Costa Rica. 

Já a deputada estadual Ângela Garrote (Progressistas) classificou a atitude como desumana. “Foi um absurdo! É revoltante ver que pessoas são submetidas a esse tipo de situação. O que aconteceu foi gravíssimo e o Ministério Público precisa urgentemente apurar o caso para que sejam responsabilizados todos aqueles que estiveram envolvidos nesse crime contra a dignidade das pessoas. É inadmissível a humilhação que esses cidadãos foram submetidos. Devemos aguardar um posicionamento do MP sobre esse lamentável caso”, disse a parlamentar ao 7Segundos. 

O posicionamento mais aguardado pela população era o da ex-juíza de Direito, Sônia Beltrão (Patriota). Mas ela se limitou a dizer que tomou conhecimento do caso através dos meios de comunicação e que cada município deve se responsabilizar pelas pessoas em estado de vulnerabilidade social. “Infelizmente não costumo emitir juízo de valor sobre fatos que eu não tenho certeza. Lembro-me de quando atuei nesse município como Juíza de Direito sempre me referia quanto a responsabilidade com as crianças em situação de risco e os adolescentes em conflito com a Lei. E que essa responsabilidade seria de todos nós. Entendo também que cada município assuma suas famílias em situação de risco”, destacou. 

No início da semana, o promotor Sérgio Vieira disse que não recebeu reclamação formal, mas que através de matéria veiculada nos meios de comunicação irá encaminhar ofício à prefeitura pedindo informações sobre o caso. Em seguida, ele decidirá qual medida deverá tomar. 

A prefeitura de Palmeira dos Índios emitiu uma nota informando que o ocorrido foi um “equívoco”.