Educação

Projeto de Laboratório da Ufal garante produção de quase oito mil protetores faciais

Continuação do trabalho com novos recursos será executada pelos próximos três meses

Por 7Segundos com Ufal 25/05/2020 15h03
Projeto de Laboratório da Ufal garante produção de quase oito mil protetores faciais
Laboratório de Computação Científica e Visualização da Ufal - Foto: Ascom Ufal

O Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), da   Universidade Federal de Alagoas, iniciou uma nova fase na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados aos profissionais de saúde.  A atividade terá continuação graças ao projeto aprovado numa parceria com o Ministério Público do Trabalho, que viabilizou o investimento de R$ 287,7 mil, garantindo a produção de quase oito mil protetores faciais.

O valor revertido de um processo na Justiça do Trabalho vai custear os equipamentos e materiais permanentes, material de consumo, serviço de terceiros e equipe executora, composta por membros do LCCV e do Fablab, estudantes e bolsistas. O projeto será executado pelos próximos três meses e pretende contribuir ainda mais com as demandas urgentes do sistema de saúde por meio da utilização de tecnologias de manufatura aditiva, que é a impressão em 3D.

“Com a viabilização desse projeto espera-se contingenciar e mitigar o risco à exposição, transmissão e morbidade do coronavírus Sars-Cov-2 entre os profissionais de saúde que, segundo dados do Ministério da Saúde e da OMS, estão sendo infectados em torno de 12% dos casos confirmados. Sendo assim, contribuir-se-á para mantê-los saudáveis e aptos para o enfrentamento da pandemia”, justifica o projeto enviado ao MPT.

Depois de mobilizar a equipe de trabalho, avaliar as condições de infraestrutura disponibilizada e medir o potencial de produção diária, a fase seguinte é a atualização das demandas dos hospitais e centros de atendimento aos pacientes de covid-19. As informações coletadas por meio de formulários online, preenchidos periodicamente pelas unidades de saúde, vão nortear a prioridade na distribuição dos EPIs.

O LCCV faz a impressão das estruturas e o Fablab executa os cortes a laser dos escudos, todos utilizando as três impressoras e equipamentos adquiridos com o financiamento do projeto. Os EPIs contribuirão com o trabalho de parte dos 35 mil profissionais da saúde de Alagoas, dos quais 12 mil estão envolvidos diretamente com o tratamento da covid-19.

LCCV na Pandemia

Desde o dia 22 de março o grupo denominado Fabmed desenvolve atividades técnicas voluntárias para contribuir no combate à covid-19. Em 57 dias de trabalho, foram produzidos 1.665 protetores faciais e distribuídos em 21 unidades de saúde de Maceió, incluindo o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa); duas unidades de saúde do interior do Estado e outras 12 instituições, contemplando ainda casas de idosos. Confira o relatório completo no anexo.

Nesta primeira fase, além de impressoras emprestadas pelo Sebrae, o Laboratório da Ufal recebeu a doação de filamentos para impressão da estrutura dos protetores, pela Algás; e filme de PET para confecção dos escudos, também pela Aloo Telecom.

O grupo coordenado pelo LCCV da Ufal contou com 16 membros do laboratório e cinco consultores externos que focaram nas atividades de produção, pesquisa, desenvolvimento e inovação, transferência de tecnologia, prospecção por fontes de financiamento e por parceiros tecnológicos.

Já a equipe de Gestão e Administração, ficou responsável pela parte estratégica, administrativa e financeira do projeto, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Esse primeiro projeto encerrou no dia 18 de maio, mas o trabalho será continuado com os recursos garantidos pelo MPT.

“É uma satisfação estar participando dessa frente e o retorno que estamos tendo dos profissionais de saúde é muito bom. Como instituição isso representa um papel social importante. É algo muito relevante, especialmente numa situação crítica que estamos passando”, ressaltou o professor Adeildo Ramos Júnior, coordenador do grupo.