Educação

Estudantes do Ifal Palmeira lançam painel com monitoramento da Covid-19

Ação é feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios

Por 7Segundos com Ifal 25/05/2020 15h03
Estudantes do Ifal Palmeira lançam painel com monitoramento da Covid-19
O painel interativo visa trazer informações atualizadas especificamente para a população de Palmeira dos Índios sobre o novo Coronavírus - Foto: Assessoria Ifal

 Estudantes e egressos do Grupo de Estudos de Tecnologias para Construção Civil (Getecc) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira, sob comando da professora Sheyla Marques, criaram uma plataforma inédita para os municípios alagoanos. O painel interativo visa trazer informações atualizadas especificamente para a população de Palmeira dos Índios sobre o novo Coronavírus, e foi entregue à Prefeitura da cidade na última sexta (22).

Através da plataforma (disponível no link: abre.ai/covidpalmeira), o público terá acesso a informações sobre a pandemia de uma maneira mais transparente, com indicações georreferenciadas dos casos nos bairros da cidade. Para que o projeto fosse possível, os pesquisadores contaram com apoio da Secretaria Municipal do Planejamento e da Secretaria Municipal da Saúde, órgãos que ficarão responsáveis também pelo gerenciamento e monitoramento do painel.

A docente conta que, após inquietação neste período de isolamento social e trabalho remoto, decidiu se reunir com alunos e egressos do curso de Engenharia Civil, para o que qual ela leciona. Após um brainstorming (técnica feita em grupo, espécie de “chuva de ideias”), Emanuel Amaral, que agora é engenheiro civil formado pelo campus, falou para o grupo do sistema interativo Power BI, onde os dados são lançados e gerados relatórios gráficos.

“A partir daí passamos a dividir as tarefas entre o grupo: georreferenciamento dos bairros de Palmeira dos Índios, criação de formulários e então entrei em contato com a Prefeitura para apresentação do projeto. A resposta foi bem positiva, falamos das nossas necessidades e eles deixaram dois servidores à disposição para entrega e familiarização desses dados”, explica Sheyla.

De acordo com os desenvolvedores, o escopo da ferramenta foi montado para tentar automatizar o monitoramento do coronavírus, com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelo estado. Por meio de um sistema interativo conhecido como Power BI, os dados lançados geram relatórios gráficos automaticamente e a população pode ter acesso à informação em tempo real, inclusive sobre como os casos estariam espalhados geograficamente pela cidade.

Gerenciada a partir de agora pela Secretaria do Planejamento, a plataforma dispõe também de mapas que auxiliam a visualização dos casos de forma mais dinâmica e ajudam o cidadão a perceber onde estão os casos no espaço geográfico da cidade.

A atualização será diária a partir das informações da Vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde. “Em um momento difícil como este que passamos, toda informação de qualidade é essencial para manter o cidadão informado. A luta é contra um inimigo invisível e esse painel permite ao cidadão ter uma noção atualizada constantemente de quantos são e onde estão os casos. Dessa forma, é como se permitisse a cada pessoa enxergar aquilo que a invisibilidade do vírus torna oculto e, assim, saber que precisa se proteger da forma que puder. Por isso, gerenciaremos essas informações”, ressalta o secretário do Planejamento, Adalberon Sá Júnior.

“Tive contato”

Em junho, o grupo pretende implantar uma segunda fase do projeto. Trata-se da criação de uma nova aba para a ferramenta. “Chamaremos de ‘tive contato’, lá as pessoas poderão informar se tiveram contato com pacientes que testaram positivo para a Covid-19, para que então a Prefeitura possa ter ciência e acompanhar esses casos”, informa Sheyla.