Arapiraca

Covid 19: Com aumento de 300% nos atendimentos, nova unidade sentinela será aberta em Arapiraca

A Unidade vai funcionar no prédio do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA)

Por 7segundos com assessoria 21/05/2020 16h04
Covid 19: Com aumento de 300% nos atendimentos, nova unidade sentinela será aberta em Arapiraca
Nova Unidade Sentinela funcionará no CRIA - Foto: Assessoria

O número de notificações e, também, de casos confirmados de Covid 19 tem aumentado em Arapiraca. Segundo dados estatísticos da Secretaria Municipal de Saúde, foi registrado um aumento de 300% no número de atendimentos nos últimos 15 dias. Para ampliar as ações de enfrentamento ao vírus, a Prefeitura anunciou, nesta quinta-feira (21), a abertura de uma nova Unidade Sentinela. A nova Unidade Sentinela vai funcionar no prédio do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges, próximo ao Centro Administrativo Municipal.

Os atendimentos devem ser iniciados a partir da próxima semana. Dados estatísticos sobre os atendimentos dão conta que cerca de 82% dos pacientes apresentam sintomas de síndromes gripais e apenas 18% apresentam sintomas de síndromes respiratórias agudas graves. A nova Unidade Sentinela terá o foco nesse atendimento, ampliando o serviço e ajudando a salvar mais vidas em Arapiraca”, disse o secretário de saúde Glifson Magalhães.

Sobre as consultas especializadas que comumente eram realizadas no CRIA, estão sendo redirecionadas para os Centros e Unidades Básicas de Saúde que possuem estrutura para atender aos serviços, de acordo com um cronograma estabelecido pela Superintendência de Atenção à Saúde.

Os pacientes cuja referência de atendimento seja o 3° Centro de Saúde de Arapiraca, seguirão sendo atendidos em um anexo ao CRIA, onde funciona o Centro de Especialização Odontológica (CEO). De acordo com a Secretaria, barreiras serão colocadas entre a área onde funcionará a nova Unidade Sentinela e o CEO, para garantir a segurança de todos.