Política

Ricardo Nezinho defende a participação dos Programas de Saúde da Família no combate ao Covid-19

Na sessão plenária feita por videoconferência, o deputado cobrou união dos governos Federal, Estadual e Municipal no enfrentamento ao vírus

Por 7segundos com assessoria 21/05/2020 13h01
Ricardo Nezinho defende a participação dos Programas de Saúde da Família no combate ao Covid-19
Deputado Ricardo Nezinho defendeu participação dos PSFs no enfrentamento ao Covid 19 - Foto: Reprodução

O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) cobrou a união de forças dos governos Federal, Estadual e Municipal no enfrentamento ao Covid-19.  Durante o seu pronunciamento na sessão realizada por vídeo conferência, na quarta-feira (20), o parlamentar citou a importância da ferramenta do Programa da Atenção Básica da Saúde, com o Programa Saúde da Família (PSF), como forma de tratar os casos do Covid-19, o novo Coronavirus, logo no início dos primeiros sintomas da doença, e não em casos graves que precisem de internação em UTIs.

Ricardo Nezinho, citou o exemplo da cidade de Floriano (PI), onde os pacientes recebem tratamento logo quando ao aparecem os primeiros sintomas da doença. "Lá, eles estão usando nesta fase a Hidroxicloroquina e Azitromicina, Ivermectina e outros, através da rede de Atenção Básica de Saúde do município. Mas o meu foco maior é na atenção básica, em que os agentes de saúde podem, através de orientação médica, passar medicamentos antes que o paciente tenha sintomas mais fortes”, disse Nezinho.

O deputado defende que, se o paciente for atendido nesta primeira fase da doença quando sua imunidade está mais forte, normalmente, não precisará ser encaminhado a um hospital de campanha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, muito menos, a uma UTI. “É com este raciocínio que prego sempre a união. O município precisa estar presente através do Programa de Saúde da Família (PSF), com os médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem e os agentes de saúde e de endemias, fazendo visitas diárias nos lares das pessoas e vendo como elas estão de saúde, verificando, inclusive, a temperatura”, afirmou.

Ricardo Nezinho chamou atenção para o fato de grandes nações e com uma saúde de alta qualidade, como a própria China, onde tudo começou, além da Espanha, Itália e os Estados Unidos, perderam feio esta guerra biológica, por isso, defende a participação efetiva do Programa da Saúde da Família, como instrumento de muita eficácia no tratamento da doença. “Principalmente porque acompanha o paciente desde os primeiros sintomas virais como uma gripe”, afirma o parlamentar.

Também defendeu a imediata participação dos Agentes de Saúde e de Endemias, como forma de melhorar esse atendimento no Programa de Saúde da Família, “onde por serem os profissionais que estão em contatos com as comunidades, possam fazer um diagnóstico inicial, sabendo como está o estado de saúde de cada um e, percebendo algo de anormal como febre alta, tosse ou outros sintomas similares, que possam ser encaminhados aos médicos, mesmo antes da doença se agravar, disse Ricardo Nezinho.

Ao concluir, Ricardo Nezinho fez questão de lembrar, que se faz necessário detectar os primeiro sintomas. “Isso, com certeza, evitaria vários internamentos, inclusive com o uso de aparelhos respiratórios. Vamos atuar nos primeiros sintomas para depois, se precisar, usar os hospitais de campanhas e as UTIs. É uma guerra que as grandes potências mundiais estão perdendo e que Alagoas pode ganhar, se atuar na fase inicial”, afirmou.