Política

Aurélia Fernandes cobra ampliação no atendimento da Unidade Sentinela

Vereadora afirma que município vai atender pleito e aumentar quantidade de atendimentos

Por 7Segundos 21/05/2020 13h01
Aurélia Fernandes cobra ampliação no atendimento da Unidade Sentinela
Após visita a Unidade Sentinela, Aurélia Fernandes anunciou ampliação no atendimento - Foto: reprodução/ redes sociais

Após uma visita ao 3o, Centro de Saúde, que está funcionando como Unidade Sentinela, a vereadora Aurélia Fernandes compartilhou um vídeo em suas redes sociais nesta quinta-feira (21), informando que o município se comprometeu em atender o pedido feito por ela para ampliar a quantidade de atendimentos feitos na unidade de pacientes com suspeita ou com teste positivo para o coronavírus.

“Hoje a gente tem a triste notícia que não tem mais UTI [para atender pacientes com covid-19] no município de Arapiraca, por isso é tão importante que isso [o atendimento na Unidade Sentinela] melhore. O papel do vereador é esse, cobrar e fiscalizar, para melhorar o atendimento do SUS e ampliar a porta de entrada aos pacientes de coronavírus”, afirmou.

Segundo a parlamentar, com a melhoria no atendimento na unidade, que é a “porta de entrada” - ou seja, oferece o primeiro atendimento na rede pública para pacientes com confirmação ou suspeita de infecção pelo vírus - e o acesso à medicação quando surgir os primeiros sintomas da doença, vai impedir que pacientes tenham quadro de saúde agravado e necessitem de UTI. 

“A um pedido meu, o prefeito vai aumentar esse número de atendimentos, aumentar esse número de sentinelas em Arapiraca, melhorando a porta de entrada e o atendimento básico, porque a gente precisa ter um atendimento básico seguro, a gente precisa que os nossos pacientes do SUS tomem a medicação para que eles não agravem e não precisem de UTI”, declarou.

No início do mês, Aurélia Fernandes destinou R$ 300 mil de emenda impositiva para aquisição de EPIs para os profissionais de saúde que atuam na rede municipal. A vereadora também encaminhou ofícios aos governos municipal e estadual solicitando o abastecimento das medicações de hidroxicloroquina e azitromicina na rede pública, substâncias que segundo ela devem ser ofertados na rede básica e disponibilizados para pacientes com covid-19.