Saúde

Alguns alimentos podem provocar enxaqueca. Saiba quais!

Pelo menos 30 milhões de brasileiros sofrem com enxaqueca, segundo Sociedade Brasileira de Cefaleia

Por 7 segundos com Assessoria 20/05/2020 14h02
Alguns alimentos podem provocar enxaqueca. Saiba quais!
Dor de cabeça - Foto: Revista Saúde

A dor de cabeça é muito comum entre os brasileiros. Com o intuito de chamar a atenção das pessoas a respeito dessas dores, a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) criou o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, celebrado todo ano no dia 19 de maio. Cefaleia é um termo técnico para dor de cabeça, que se apresenta de várias formas, sendo a enxaqueca uma das mais comuns. Alguns alimentos encontrados em derivados de carnes, queijos e bebidas alcoólicas podem provocar a dor.

Pelo menos 30 milhões de brasileiros sofrem com enxaqueca, segundo informações da SBCe. O que muita gente não sabe é que estudos apontam que alguns alimentos podem ser responsáveis pelas fortes dores de cabeça. De acordo com Aline Martins, nutricionista e professora da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, os fatores nutricionais estudados como desencadeantes de enxaqueca estão associados a alimentos compostos por aminas biogênicas.

 “Por exemplo, tiramina e histamina, presentes na cerveja, nos queijos, vinhos e frutas cítricas; feniletilamina, presente no vinho e chocolate; bebidas alcoólicas; alimentos ricos em gordura; cafeína; nitrito e nitrato, que estão presentes em alimentos derivados de carne, como lingüiça, salame, salsicha, presunto e bacon; laticínios e líquidos gelados; além da desidratação e da obesidade”, explica a professora de Nutrição.

 De acordo com Aline, em alguns casos, a exclusão total desses alimentos nas refeições de quem sofre com enxaquecas pode ser recomendada. “Cada situação deve ser analisada de forma individual, levando em consideração a característica da patologia de cada pessoa. Porém, em grande parte dos casos, na intervenção nutricional, recomendamos a exclusão dos fatores dietéticos que podem acarretar a enxaqueca, além do consumo de diversos compostos que ajudam a prevenir e amenizar as dores”, diz.

 Vitaminas do complexo B, magnésio, coenzima Q10, triptofano, vitamina E, ácido alfalipoico, inositol, ômega-3, isoflavonas, gingerol, assim como a suplementação de 5-HTP, são compostos que ajudam a prevenir e amenizar a enxaqueca, segundo Aline Martins.

 A nutricionista também alerta para o fato de que pessoas que fazem dietas sem acompanhamento profissional podem sofrer com as dores de cabeça. “Muitas vezes essas pessoas absorvem calorias em quantidades insuficientes para o seu corpo. Além disso, existe a possibilidade do paciente ter gerado adaptação a certos alimentos, como é o caso do café, e a brusca retirada da cafeína atua como fator desencadeante, pois, quando se interrompe o consumo da substância, ocorre a vasodilatação e o consequente aumento do fluxo sanguíneo, resultando na enxaqueca”, explica.

Para finalizar, a professora de Nutrição da UNINASSAU Maceió lembra a importância de se buscar um profissional no caso de qualquer sintoma. “Procure um nutricionista para, assim, identificar a melhor estratégia para a eficácia de determinado nutriente ou alimento na melhora da patologia”, conclui Aline Martins.