Sertão

Após apelo da família, Secretário garante que paciente suspeita de Covid-19 fará teste no Sertão

O caso se refere a uma mulher de 37 anos da cidade de São José da Tapera

Por 7Segundos 19/05/2020 19h07
Após apelo da família, Secretário garante que paciente suspeita de Covid-19 fará teste no Sertão
São José da Tapera, no Sertão de Alagoas - Foto: Reprodução

Em São José da Tapera, no sertão de Alagoas, familiares de uma senhora de 37 anos relataram as dificuldades para obter atendimento. O irmão dela, Eric Farias, disse ao portal 7segundos que a paciente começou a sentir os sintomas da Covid 19 no dia das mães, quando procurou atendimento no Hospital Municipal Ênio Ricardo Gomes. Ela foi avaliada e liberada pelo médico, que indicou alguns medicamentos.

Ainda segundo o irmão, os medicamentos foram comprados e a mesma ficou em casa, aguardando o período de dez dias para fazer o teste de Covid 19. O estado de saúde dela teria se agravado e, segundo ele, até o momento a mesma não foi submetida ao teste, não obteve vaga de internamento e ainda teriam perdido o prontuário.  No final do contato relatou que houve uma confirmação que, ainda esta semana, o exame será feito.

O que diz a Prefeitura

O portal 7segundos manteve contato com o secretário municipal de saúde de São José da Tapera, Kevin Garcia. Ele confirmou que a paciente deu entrada no hospital no dia 15 de Maio, sendo notificada como Síndrome Gripal. A notificação “foi encaminhada para Equipe Saúde da Família, onde começaram fazer o Monitoramento por via Telefone, como preconizado pelo Ministério da Saúde,” informou o secretário.

Ainda segundo Kevin Garcia, a Médica do PSF prescreveu uma medição e xarope para a mesma tomar. “Começou com os Sintomas no dia 11, completando hoje ( terça-feira 19) os oito dias. A  partir dai aguardamos até 72 horas com o paciente assintomático para realizar o Teste Rápido, onde ficou agendado para o dia 21 ( quinta-feira), para assim ter uma melhor certeza se está com COVID-19 ou não, porque se fizermos antes do que preconiza os protocolos, pode dar um falso negativo e o paciente continuar com os sintomas e posteriormente estar transmitindo o vírus,” relatou.

O Secretário informou que conversou com uma irmã da paciente, “onde inclusive me mandou o vídeo que foi relatado no áudio ( da denúncia), enfatizei nosso compromisso perante a população e a mesma ficou mais tranquila, pois estavam desesperados, querendo fazer o teste,  mais precisamos esperar os dias certos do início dos sintomas, para poder realizar o teste como preconizado pelo Ministério da Saúde”, concluiu Kevin Garcia.