Saúde

Lotação de leitos de Covid-19 em Arapiraca passa de 64%

No total são 105 leitos, entre enfermarias e UTIs, e 68 estão ocupados

Por 7Segundos 19/05/2020 17h05
Lotação de leitos de Covid-19 em Arapiraca passa de 64%
Os leitos são para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19 - Foto: Assessoria

A lotação de leitos para o tratamento de Covid-19 na cidade de Arapiraca, localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, passou de 64%. No município três hospitais estão relizando atendimento para vítimas e suspeitas de Coronavírus, são eles: Hospital de Emergência do Agreste, Hospital Memorial Djacy Barbosa e Hospital Regional.

Todos os hospitais possuem leitos de enfermaria e de UTI para o tratamento da doença. No total, são 75 leitos de enfermaria e 30 de UTI, para atender pacientes do Agreste e Sertão do Estado, e 68 estão ocupados, ou seja 64,76%.

Dos 30 leitos de UTI, 16 estão ocupados, ou seja 53,33% de ocupação. Já em relação aos 75 leitos de enfermaria, 52 estão ocupados, ou seja, 69,33% de ocupação.

Veja os números por unidade hospitalar:

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE 

O Hospital de Emergência Agreste (HEA), ampliou de sete para dez UTIs, e de 20 para 30 o número de leitos clínicos Covid-19. De acordo com a assessoria, até a semana que vem, a meta é chegar à 50 leitos clínicos.

No momento, 16 leitos estão ocupados na enfermaria. Quanto a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), seis leitos estão ocupados. 

HOSPITAL MEMORIAL DJACY BARBOSA  

No Hospital Memorial Djacy Barbosa, antigo Afra Barbosa, na UTI a capacidade de atendimento é para 10 pacientes. Segundo os dados divulgados, cinco leitos estão ocupados e outros cinco estão disponíveis. 

Foi informado ainda que outros cinco leitos estão em manutenção, recebendo equipamentos para atender pacientes que necessitem de tratamento intensivo.

Na enfermaria, a capacidade é para 27 pacientes, e 20 leitos estão ocupados e sete disponíveis. Além disso, 30 leitos estão em manutenção, com adequações para assistir a pacientes na retaguarda.

HOSPITAL REGIONAL DE ARAPIRACA 

Quanto ao Hospital Regional de Arapiraca, na enfermaria a capacidade é para 18 pessoas, sendo que 16 leitos estão ocupados e dois disponíveis. 

Na UTI, com capacidade para 10, cinco Leitos ocupados e outros cinco leitos disponíveis.  

Os hospitais ressalvam que nas UTIs é necessaário que haja alguns leitos disponíveis, para uma necessidade de intercorrência destes pacientes clínicos que estão nas enfermarias.