Saúde

Água sanitária: esclareça suas dúvidas de como usar o produto contra o coronavírus

Conselho Federal de Química preparou uma cartilha para esclarecer as dúvidas

Por 7 Segundos 18/05/2020 15h03
Água sanitária: esclareça suas dúvidas de como usar o produto contra o coronavírus
A água sanitária é um excelente germicida para a desinfecção, mas cada situação requer uma concentração diferente - Foto: Reprodução / Internet

A água sanitária é um poderozo aliado na desinfecção para limpeza doméstica. Com a pandemia do Coronavírus o produto se popularizou como um forte alidao no combate ao Covid-19. No entanto, o uso da água anitária pede alguns cuidados.

Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas da população, o Conselho Federal de Química (CFQ) preparou uma cartilha com orientações. De acordo com a entidade, o produto é um excelente germicida para a desinfecção, mas cada situação requer uma concentração diferente. Veja:

Água sanitária ajuda na prevenção da COVID-19?

Sim, a água sanitária é um excelente germicida utilizado para a desinfecção de superfícies.

Como usar água sanitária na prevenção da COVID-19?

Para desinfecção química nunca utilize a água sanitária pura, sempre faça a diluição com água. A proporção de água e água sanitária varia em funçãodas diferentes nalidades a que se destina, por isso, quando for diluir, é importante seguir as orientações conforme a necessidade de uso. Con ra o quadro resumo ao nal.

Em quais superfícies ou objetos posso aplicar água sanitária para me prevenir da COVID-19?

A solução de água sanitária diluída ajuda na prevenção contra o novo coronavírus e pode ser usada tanto na higienização das mãos quanto na desinfecção de superfícies como mesas, cadeiras, maçanetas, pisos, banheiros, solas de calçados, embalagens, etc.; seja em locais onde nãohaja pessoas com suspeita ou con rmação da COVID-19 ou em locais com casos suspeitos e/ou con rmados da doença.

Como e quando usar água sanitária para higienização da pele?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de solução clorada0.05% é uma opção para higiene das mãos quando não houver disponível preparação alcoólica ou água e sabonete. Porém, não é a alternativa ideal, pois seu uso frequente pode provocar dermatite e acabar aumentando orisco de infecção. Pre ra lavar as mãos usando água e sabonete.

Como usar água sanitária diluída em superfícies diversas da casa?

Após serem limpas com água e detergente neutro, as superfícies de mesas, cadeiras, bancadas, maçanetas, chaves, brinquedos, objetos de decoração e até embalagens de produtos trazidos do supermercado ou recebidos de serviços de delivery podem ser desinfectadas usando a solução diluída de água sanitária na concentração 0.05%.

É importante destacar que alguns materiais são sensíveis à água sanitária,podendo sofrer corrosão ou mesmo alteração de cor (branqueamento).Para verificar a sensibilidade, realize um teste aplicando a solução numa pequena área do material, preferencialmente mais discreta que não esteja ao alcance fácil dos olhos. Se confirmada a sensibilidade do material, paraessa superfície deve-se usar álcool 70%.

Como usar água sanitária para desinfecção de pisos?

Nesse caso, considerando alguns estudos que identi caram e cáciasatisfatória na redução da carga viral em espécies de coronavírus, indicamosusar a solução na concentração 0.1%.

Quando for realizar a higienização de pisos e do banheiro, limpe toda a área removendo a poeira e outras sujidades, após isso, despeje um poucoda solução diluída em um pano limpo umedecendo-o e passe sobre assuperfícies, ou ainda, utilize um borrifador com a solução e depois passe um pano limpo e seco.

Como desinfetar as solas dos calçados ao retornar para casa?

Primeiro remova o máximo possível de sujeira como poeira, lama e restos de planta. Depois passe os pés em um pano embebido na mistura de 950 ml de água para cada 50 ml de água sanitária com concentração de 0,1%. Além de prevenir contra o novo coronavírus, essa prática reduz bastante o risco de outras infecções causadas por microrganismos.

Posso lavar frutas, legumes e verduras com água sanitária?

A Associação Food Safety Brasil orienta que os alimentos que são consumidos crus sejam colocados de molho por 15 minutos na solução de 1 colher de sopa rasa de água sanitária para cada 1 litro de água. Depois eles devem ser enxaguados com água em abundância. Vale lembrar que até o momento não existe nenhuma recomendação da OMS sobre a prática.

Posso limpar meu celular ou outro aparelho eletrônico com água sanitária?

A prática não é recomendada pelo CFQ pois o produto pode reagir com os materiais dos aparelhos e danificá-los. O ideal é limpar os equipamentos com álcool isopropílico.

Sou alérgico à água sanitária ou a outros compostos clorados. Como garantir a limpeza?

Água e sabonete ainda são os produtos mais recomendados para a higienização da pele. No caso dos objetos, o álcool 70% é suficiente.

Tenho uma pessoa com Covid-19 em casa. Qual é a concentração de água sanitária que devo usar para desinfectar o ambiente e objetos dela?

A orientação da Organização Mundial da Saúde é diluir 50 ml de água sanitária com concentração 0.1% para cada 950 ml de água para desinfectar pisos e as superfícies do cômodo do paciente. Nesse caso, o ideal é usar máscaras e luvas.

Como lavar roupas de cama, toalhas e roupas sujas de pacientes Covid-19 ou suspeita da doença?

Cada peça tem uma orientação de lavagem contida em sua etiqueta. A principal recomendação da OMS é que as roupas de cama, toalhas e roupas sujas de pacientes com suspeita ou diagnosticados com a Covid-19 sejam lavadas na máquina com água morna, entre 60 e 90 °C, pois o vírus não sobrevive a elevadas temperaturas. Quando não for possível levar a peça na máquina, o recomendado é que elas sejam lavadas em um tambor com água morna e detergente neutro e depois deixadas de molho por 30 minutos em uma solução clorada de 0.05%, na proporção 25 ml para 975 de água.

Para acessar a cartilha completa, clique aqui.