Agreste

[Vídeo] Casal sofre preconceito após testes de Covid-19 errados, em São Sebastião

Prefeitura divulgou informação errada nas redes sociais aumentando ainda mais a desconfiança dos moradores

Por 7Segundos 16/05/2020 08h08
[Vídeo] Casal sofre preconceito após testes de Covid-19 errados, em São Sebastião
Adailton Domingues gravou um vídeo para explicar o erro do laboratório - Foto: Reprodução/Video

Preconceito, constrangimento, frustação e uma sensação de impotência são alguns dos sentimentos vividos por um casal que mora no Sítio Prata, na zona rural de São Sebastião, no Agreste de Alagoas. Um resultado positivo e outro negativo em testes realizados para saber se marido e mulher estavam com Covid-19, provocou uma série de consequências para toda a família. 

Maria Aparecida dos Santos, 40 anos, e Adailton Domingos dos Santos, 36, trabalham em um fazenda na zona rural do município. No início deste mês, Adailton Domingos estava um pouco gripado e teve febre. O patrão, ao saber sobre os sintomas do funcionário providenciou a realização dos testes.  Maria Aparecida, apesar de não apresentar nehum sintoma, também foi submetida ao mesmo exame.

No dia 06 de maio, o casal foi encaminhado até Maceió para realizar os exames em um laboratório localizado no bairro Poço. O resultado dos exames atestou positivo para Covid-19.

Ao retornar para a zona rural de São Sebastião, marido e mulher, receberam a visita de uma assistente social da Prefeitura Municipal informando todo o protocolo que deveria ser seguido como não sair de casa; isolar as pessoas que tiveram contato com eles, dentre outras recomendações.

De acordo com Maria Aparecida, a notícia sobre ela e o marido estarem contaminados pelo novo coronavírus foi rapidamente espalhada e eles começaram a sentir o preconceito dos moradores, mesmo sem saírem de casa e obedecendo todas as orientações dos órgãos de saúde.

"Em um determinado dia, uma viatura policial chegou aqui na minha casa, no Sítio Prata. Ficamos assutados sem saber o que estava acontecendo. O policial informou que recebeu uma denúncia que o meu marido estava cuspindo nas pessoas e transmitindo o virus. Ficamos muito tristes e indgnados com a maldade das pessoas”, revelou Maria Aparecida.

Quatro dias após o resultado positivo para Covid-19, e sem apresentarem nenhum sintoma, o casal foi enviado novamente ao mesmo laboratório para refazer o exame. “O meu patrão foi informado que outras pessoas realizaram exames nesse laboratório e os resultados estavam errados.  No dia 11 de maio, fomos novamente à capital do estado para um novo teste, e para nossa surpresa, desta vez, o resultado foi negativo para Covid-19”, falou entusiasmada Maria Aparecida.

Mesmo antes de retornar a São Sebastião, o casal começou a ligar para todos as pessoa,  e Adalilton chegou a gravar até um vídeo informando sobre a boa noticia, na tentativa de desfazer todo o constrangimento e preconceito que estavam sofrendo.

“Liguei para a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião informando sobre o resultado e encaminhei um e-mail com o novo laudo médico. Mas para minha tristeza, no dia 13 de maio, dois dias após a realização do exame, a Prefeitura Municipal divulgou nas redes sociais do município, um boletim informando que no Sítio Prata havia duas pessoas com a doença”, relatou indignada.                                    

Maria Aparecida conta que a repercussão desse boletim foi devastadora para eles porque as pessoas do Sítio Prata, diante da informação oficial da Prefeitura, pensaram que ela e o marido estavam mentindo sobre o resultado negativo dos exames.

“Entrei em contato com a Prefeitura de São Sebastião muito chateada e disse que era uma irresponsabilidade divulgar aquela informação mesmo já sabendo dos novos resultados e que tinham dado negativo. No dia seguinte, eles divulgaram uma nota informando sobre os dois resultados diferentes emitidos pelo laboratório. Mas já era tarde demais, ninguém acredita que estamos sem a Covid-19,” desabafou.

Maria Aparecida e o marido, mesmo com o resultado negativo da doença, continuam afastados do trabalho; temem sair de casa com medo do preconceito e represália por parte de alguns moradores.

Ela conta que os filhos, de 7 e 12 anos, também estão sofrendo preconceito. Até uma irmã dela que vende biscoito na comunidade rural foi atingida por essa situação e teve prejuízos financeiros. " As pessoas deixaram de ir comprar bolacha com medo de serem contamindas. Além disso, meus pais são idosos e estão sofrendo muito com tudo isso", lamentou  

“Eu sei que foi o laboratório que errou. Mas a Prefeitura errou também. e tem a obrigação de fazer algo para diminuir todos esses problemas que estamos sofrendo. Eles disseram que temos que continuar em isolamento. Quanto tempo eu e meu marido vamos ter que ficar em casa sabendo que não estamos doentes?”, indagou.

Ela informou ainda que a Secretária Municipal de Saúde de São Sebastião está convocando as pessoas que tiveram contato com ela e o marido para realizar exames e saber se foram contaminadas. Por que eles não fazem esses exames em mim e no meu marido pra tirar de vez essa dúvida que a população está sobre esses resultados?", finalizou.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria da Prefeitura Municial de São Sebastião, e foi informado que o o município solicitou ao laboratório em Maceió, uma explicação sobre os resultados diferentes dos exames realizados no casal. Segundo a Prefeitura, até o momento, o laboratório não enviou resposta à solicitação.

A reportagem do 7Segundos perguntou a assessoria porque a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião não realiza novos exames no casal para tentar desfazer toda a confusão provocada pela postagem errada nas redes sociais, e minimizar os problemas sofridos por Maria Aparecida e Adailton, mas não obteve resposta.