Saúde

Alexandre Ayres quer UPA de Arapiraca funcionando em 100 dias

Secretário de Saúde confirmou que município também irá receber Hospital de Campanha e Central de Triagem

Por 7Segundos 15/05/2020 11h11
Alexandre Ayres quer UPA de Arapiraca funcionando em 100 dias
Alexandre Ayres durante coletiva nesta sexta-feira (03) - Foto: Reprodução

Enquanto a construção da UPA no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, segue sem previsão para a conclusão, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres anunciou que espera, num prazo de 100 dias, entregar uma nova UPA em Arapiraca, com o objetivo inicial de reforçar o atendimento hospitalar de covid-19 no município.

“Em relação à UPA, nós iremos construir uma nova, no método avançado. A ideia é que em 100 dias, a gente esteja com essa UPA aberta em Arapiraca, um grande sonho da cidade que agora será concretizado com o esforço do governador Renan Filho, que determinou que a Secretaria Estadual de Saúde construa de imediato mais três UPAs em Maceió e uma no município de Arapiraca”, afirmou o secretário para o 7Segundos.

O projeto para reforçar os leitos exclusivos para o atendimento de covid-19 inclui também a construção de um hospital de campanha em Arapiraca, que deverá iniciar nas próximas semanas, tão logo o hospital de campanha que está sendo erguido no Centro de Convenções de Maceió seja concluído. A estrutura do hospital temporário de Arapiraca, cuja localização ainda não está definida, deverá incluir também uma Central de Triagem para Síndromes Gripais, seguindo o modelo já implantado na Capital.

“Não existe muita diferença entre a Central de Triagem e a Unidade Sentinela. O trabalho executado é o mesmo, é uma porta de entrada. A ideia é que essa central de triagem some os esforços já empreendidos pela prefeitura com as suas Unidades Sentinela. O que a gente quer é melhorar o acesso da população do município e da grande Arapiraca ao primeiro atendimento. Com isso, a gente quer antecipar o início do tratamento e assim seguir nesse principal objetivo de salvar vidas em Alagoas”, ressaltou Ayres.

A necessidade de aumentar a quantidade de leitos clínicos e de UTI para tratar os pacientes infectados pelo coronavírus em Arapiraca decorre do aumento da curva epidemiológica da doença e também pelo fato de o município servir de referência para moradores de outras cidades do Agreste. No final da tarde de quinta-feira (14), segundo informações da prefeitura de Arapiraca, o município tem 69 casos confirmados e seis mortes em decorrência da Covid-19.

Atualmente, o município possui um total de 80 leitos hospitalares - 27 UTIs e 53 clínicos - para atender pacientes contaminados pelo coronavírus em três hospitais de Arapiraca. O último a entrar na lista foi o Hospital Regional, que implantou 10 leitos de UTI e outros 10 leitos de retaguarda esta semana. Para oferecer esses leitos, o hospital precisou passar por reforma estrutural para fazer uma nova porta de entrada na unidade, exclusiva para os casos suspeitos da doença. Conforme a direção do hospital, alguns desses leitos já estavam ocupados por pacientes que estão com sintomas de covid-19, mas que ainda aguardam resultados dos exames.

No Hospital de Emergência do Agreste, segundo informações do final da tarde de quinta-feira, não havia vaga na UTI. Todos os sete leitos destinados aos pacientes com sintomas graves do coronavírus estavam ocupados. Na enfermaria, 14 dos 20 leitos estavam ocupados. A assessoria do hospital informa que nem todos os pacientes são de Arapiraca e que a unidade recebe pessoas com sintomas da doença que foram encaminhadas por outros municípios.

A reportagem entrou em contato com o Memorial Djacy Barbosa para buscar informações sobre a ocupação dos 23 leitos clínicos e 10 de UTI, mas até a conclusão da matéria não recebeu a informação.

UPA DA DISCÓRDIA

A construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arapiraca é ponto de discórdia entre a prefeitura e o governo estadual. Perfis do governador Renan Filho e da prefeitura chegaram a trocar farpas nas redes sociais sobre o assunto, quando um internauta de Arapiraca cobrou do governador Renan Filho uma unidade igual a que ele havia inaugurado em dezembro no bairro Tabuleiro dos Martins.

Renan respondeu à cobrança informando que a prefeitura de Arapiraca já havia recebido os recursos para a construção da UPA no município há mais de dois anos. O perfil da prefeitura oficial de Arapiraca respondeu retrucando que a UPA do Tabuleiro levou cinco anos para ser concluída enquanto a de Arapiraca seria entregue em ‘apenas’ três anos e meio. O governador corrigiu a informação do município informando que, durante seu mandato foram construídas oito UPAs, além da ampliação de hospitais existentes e construção de novas unidades hospitalares. 

Quando assumiu a prefeitura de Arapiraca, Rogério Teófilo prometeu a construção de uma UPA pelo município. A obra, que inicialmente seria no bairro Canaã, foi transferida para Baixa Grande, próxima ao cemitério Pio XII. Só que de 2017 para cá, a obra passou mais tempo paralisada do que em execução, em parte devido a atrasos no pagamento da construtora responsável pela obra. Em março deste ano, no entanto, o município anunciou que a obra seguia “em ritmo acelerado”, apesar de não especificar um prazo para a conclusão.