Agreste

“Precisamos estar preparados para atender a população", afirma Magela sobre os 10 leitos de UTI

Os leitos são para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19

Por Assessoria 15/05/2020 08h08
“Precisamos estar preparados para atender a população', afirma Magela sobre os 10 leitos de UTI
Os leitos são para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19 - Foto: Reprodução

“Precisamos estar preparados para atender a população de Arapiraca e de toda região”. A afirmação partiu do provedor do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, Geraldo Magela Pirauá, ao comentar sobre a ampliação de leitos para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19), oficializada nesta quinta-feira, 14 de maio.

O suporte aos eventuais pacientes que desenvolverem a síndrome causada pelo vírus ocorrerá nos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e diversos de internação clínica. Um setor inteiro do hospital foi reformado para abrigar essa nova estrutura, através de investimento feito com recursos do próprio HR.

Os equipamentos dos leitos foram conseguidos por meio de recursos oriundos da Secretaria de Estado de Saúde. Nas UTI´s, a estrutura é equipada com os ventiladores pulmonares, que são os responsáveis por assegurar a correta e necessária oxigenação do paciente. Para atender a este novo espaço e à demanda da cidade, foram contratados vários profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, além de equipes de apoio.

“Com a abertura desses leitos, passamos a aumentar nossa capacidade, sendo que dessa vez exclusivamente para atender pacientes do Covid-19. Foram vários dias de reforma e de muito trabalho para que pudéssemos estar de acordo com os critérios para o atendimento”, afirmou o diretor médico Ulisses Pereira.

O provedor Magela Pirauá também destacou o momento, parabenizou o esforço dos profissionais da unidade e falou da iniciativa do Governo do Estado. “Foi uma mobilização de todos para que esses leitos estivessem prontos. Agradeço o esforço do Governo do Estado. Estamos juntos no combate à esse vírus ”, ressaltou.

R$ 5 milhões

Outra boa notícia para o Hospital Regional foi dada nesta semana pelo deputado federal Severino Pessoa (Republicanos). O parlamentar alagoano anunciou a destinação de R$ 5 milhões em emendas para a instituição. O recurso é exclusivo para o combate ao coronavírus e poderá ser utilizado para aquisição de equipamentos, medicamentos e insumos no tratamento dos pacientes.

“Muito oportuna a indicação do deputado Severino, que se mostrou preocupado e não mediu esforços para viabilizar os recursos”, falou Magela. Com a aprovação da emenda, o Hospital agora aguada as tratativas de repasse do dinheiro que será feita pela Prefeitura Municipal.

“A população de Arapitaca e de toda nossa região tem nosso Hospital como referência. É muito importante que de forma urgente estejamos preparados para atender com qualidade e equipamentos necessários”, acrescentou o provedor.