Arapiraca

[Vídeo] Não é fake: Ibope realiza estudo e pesquisadores fazem testes rápidos em residências

Dois pesquisadores foram detidos após população pensar que pesquisadores fossem estelionatários, em Arapiraca

Por 7 Segundos 14/05/2020 15h03
[Vídeo] Não é fake: Ibope realiza estudo e pesquisadores fazem testes rápidos em residências
Teste rápido para Covid-19 - Foto: Assessoria

Com tantas notícias falsas, a população do bairro Brasília em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, ficou com medo e chamou polícia, na tarde desta quinta-feira (14), após pesquisadores chegarem em suas casas informando que trabalhavam para o Ibope e que estavam realizando testes rápidos de Covid-19. Dos pesquisadores foram detidos, mas a confusão foi esclarecida: o Ibope está realizando um estudo inédito que visa mapear a evolução do Coronavírus no Brasil.

O Portal 7 Segundos, entrou em contato com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística que confirmou a pesquisa. “O IBOPE Inteligência está realizando uma pesquisa sobre o novo Coronavírus em todo o Brasil chamada ‘Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’. Esse estudo será realizado em 133 cidades do país, nos quais nossos pesquisadores visitarão 99.750 casas para realizar testes rápidos para o vírus e também entrevistar os participantes. A coordenação é da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com financiamento do Ministério da Saúde. Não há nenhum custo de participação”.

A confusão se deu porque a população não foi avisada. O Ibope enviou ofício, no dia 12 maio, solicitando apoio logístico das Secretarias Estaduais, mas nem a imprensa, nem polícia foram avisados.

O delegado da 52 DP, Fernando Lustosa, explicou a situação. “Na verdade, existe um programa do Governo Federal, juntamente com o IBGE, e estão realizando testes rápidos na população, cerca de cem mil testes serão realizados em todo o país. Só que nem a Polícia Civil e nem a Militar foram informados desses exames, e a polícia militar não tendo conhecimento, trouxe as pessoas que estavam fazendo esses testes aqui para a delegacia, e realmente confirmamos que a empresa existe e as pessoas foram liberadas para a realização do exame".

A pesquisa acontecerá em três momentos, o primeiro nesta quinta-feira (14), e os demais a cada duas semanas. Ainda segundo o Ibope todos entrevistadores foram capacitados com um treinamento presencial por uma equipe da área de saúde, treinada e coordenada por uma biomédica contratada pelo IBOPE Inteligência.

O entrevistador deverá usar equipamentos de proteção, como óculos, máscara e luvas, e visitará as pessoas em suas casas. Coletará uma gota de sangue de um dos moradores de cada domicílio e colocará o material em um aparelho que fará a análise. No tempo entre 15 e 20 minutos, o resultado será fornecido ao entrevistado e, no caso de resultado positivo, todos os demais moradores do domicílio serão testados.

Em caso de dúvida, você pode entrar em contato pelo:
[email protected]


[email protected]
0800 800 5000
11 3335 8583
11 3335 8606
11 3335 8610