Política

Renan Filho anuncia construção de UPA e hospital de campanha em Arapiraca

Durante visita ao Hospital Metropolitano, governador disse também que irá assumir construção da UPA em Arapiraca

Por 7Segundos 13/05/2020 11h11
Renan Filho anuncia construção de UPA e hospital de campanha em Arapiraca
Governador afirma que pretende reforçar sistema hospitalar com hospital de campanha em Arapiraca e mais 4 UPAs - Foto: Reprodução

O governador Renan Filho (MDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (13) que o Estado irá reforçar a estrutura hospitalar para o atendimento de pacientes com Covid-19 em Arapiraca. Durante visita técnica ao Hospital Metropolitano, o governador fez um pronunciamento ao vivo, nas redes sociais, e falou sobre os próximos investimentos do Estado para o enfrentamento da pandemia. Ele anunciou a construção de um hospital de campanha em Arapiraca e ainda mais quatro Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), uma delas em Arapiraca e o restante na Capital e ainda a inauguração de mais um hospital no município de Porto Calvo.

As medidas visam aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus. Nesta quarta-feira, de acordo com informações do governo estadual, 77% dos leitos de UTI da rede pública são ocupados por pacientes em estado grave decorrente da covid-19.

“Nós já perdemos 150 pessoas, foram 150 mortes pelo coronavírus no nosso Estado e não chegamos ainda ao ápice da pandemia”, afirmou o governador que mais uma vez reforçou as recomendações para que a população cumpra as medidas de isolamento social. 

“As medidas precisam ser cumpridas pelo cidadão, senão ele próprio vai se tornar mais uma vítima do coronavírus, vai precisar de um leito de UTI. Mesmo que Alagoas tenha o maior investimento em saúde pública, como agora, não haverá condições de atender todo mundo se a população não cumprir as medidas. Não dá para ficar achando que é apenas uma gripe, porque é um vírus traiçoeiro, que afeta as pessoas de maneira diferente, as vezes até mesmo dentro da mesma casa. Enquanto uma pessoa apresenta apenas sintomas leves, a outra vai desenvolver a forma mais grave da doença”, ressaltou.

Renan Filho afirmou também que às 14h terá uma nova reunião com a equipe de governo e com especialistas para avaliar a curva epidemiológica de Alagoas e definir os termos do decreto que irá valer a partir do dia 20 de maio e declarou que será estudada a possibilidade de adotar medidas mais duras para o distanciamento social. Segundo ele, a equipe deve avaliar até mesmo a eficiência do lockdown - ou bloqueio total - adotado em outros locais do país.

“O lockdown é a medida mais rigorosa de todas e todas as medidas possíveis estão sendo estudadas. Iremos avaliar, com a nossa equipe para ver como o lockdown está acontecendo em outros Estados”, declarou, ressaltando que o assunto está sendo tratado “com a seriedade necessária” e que outras alternativas também estão sendo estudadas.