Arapiraca

Em Sessão Virtual, vereadores cobram de Hidroxicloroquina a recomposição de coveiros

A vereadora Aurélia Fernandes solicitou abastecimento da rede pública de saúde de Arapiraca com Hidroxicloroquina e Azitromicina

Por 7segundos 13/05/2020 16h04
Em Sessão Virtual, vereadores cobram de Hidroxicloroquina a recomposição de coveiros
Câmara de Arapiraca durante sessão virtual - Foto: Assessoria

Com a participação de 15 dos 17 vereadores, a Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite da terça-feira (12), sua terceira reunião por vídeo conferência, sob a presidência do vice- presidente, vereador Thiago ML. Vários assuntos foram discutidos, notadamente sobre a questão do Covid 19.

A vereadora Aurélia Fernandes (PSDB), apresentou ofício solicitando ao governador Renan Filho (MDB) e ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB),  através dos secretários de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães e do Estado, Alexandre Ayres, que resolvam com urgência,  o abastecimento da rede pública de saúde de  Arapiraca, das medicações Hidroxicloroquina e Azitromicina. Aceito por unanimidade, foi bastante discutido devido a sua importância para a sociedade.

Em sua justificativa, Aurélia Fernandes, afirma que já existem protocolos formulados por profissionais de saúde, nos quais as medicações são usadas em pacientes com suspeita ou em tratamento inicial do Covid-19. Segundo a vereadora, os medicamentos usados logo no início do tratamento, evitaria o agravamento da doença.

"Já estamos em colapso com nossos profissionais de saúde adoecendo e sem leito hospitalar", pontuou. Ainda de acordo com Aurélia Fernandes, é inadmissível que esses medicamentos ainda não estejam sendo usados em Arapiraca e região.

Ainda em sua justificativa, Aurélia Fernandes, comunicou também que cópia do documento foi entregue ao Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Rogério Paranhos, para que ele possa acompanhar todo esse processo.

Ao concluir, Aurélia Fernandes, antecipou que havia recebido uma ligação do próprio governador Renan Filho, garantindo que nos próximos dias Arapiraca estará recebendo os medicamentos.

Coveiros

A vereadora Gilvania Barros (Solidariedade), solicitou a Secretaria Municipal de Infraestrutura à recomposição de coveiros, que atuam nos cemitérios públicos municipais. O número de profissionais foi reduzido pelo afastamento de alguns desses servidores, devido à pandemia causada pelo Covid-19.

Em sua justificativa, a vereadora também alerta que vários coveiros foram afastados  devido alguns apresentarem problemas de saúde, pela idade e no momento por estarem no grupo de risco do CORONAVÍRUS.

Cabines de Desinfecção

Também na sessão do Legislativo de Arapiraca, foi aprovada indicação do vereador Pastor Marcos Caetano, solicitando a secretaria municipal de Saúde de Arapiraca, a aquisição de Cabines de Desinfecção contra vírus, para serem instaladas na entrada das escolas, postos de saúde e demais locais públicos, a exemplo dos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, que já estão usando esses recursos como forma de evitar o aumento na contaminação do Covid-19.

O pedido do vereador Pastor Marcos Caetano, foi bastante discutido e recebeu a aprovação de todos os vereadores.

Participaram da sessão por vídeoconferência, além do vereador Thiago ML, que presidiu os trabalhos,  os vereadores Dr. Fábio, Melquisedec de Oliveira, Gilvania Barros, Willomaks da Saúde, Fabiano Leão, Pablo Fênix, Pastor Marcos Caetano, Rogério Nezinho, Professora Graça, Sérgio do Sindicato, Edvanio do Zé Baixinho  e Moisés Machado.