Saúde

Girau do Ponciano inicia treinamento para equipes do Hospital Municipal de Campanha

Os procedimentos abordados são parada cardiorrespiratória, intubação, paramentação e desparamentação

Por 7segundos 13/05/2020 07h07
Girau do Ponciano inicia treinamento para equipes do Hospital Municipal de Campanha
Diretor do Hospital de Campanha, médico André Valente - Foto: Cortesia

Com o início das atividades do Hospital Municipal de Campanha até o final desta semana o Município de Girau do Ponciano, através do Grupo Técnico (GT) de Combate ao Coronavírus, iniciou nesta terça-feira, 12, o treinamento para as equipes médica, de enfermagem, intensivistas, de fisioterapia e de manutenção, contratados para atuar no combate a Covid-19 no município.

Divididos em 4 grupos, cerca de 140 profissionais passarão pelo treinamento, que está acontecendo no CEP – Centro de Educação Profissional (parte teórica) e no próprio hospital de campanha (parte prática). O treinamento está sendo realizado por profissionais do SAMU e Unidade de Emergência (UE).

“O propósito do treinamento é que todos os profissionais estejam aptos para o desenvolvimento dos procedimentos diante do paciente com COVID-19”, destacou a Coordenadora da Atenção Básica e integrante do GT, Suzyane Sandes.

Dentre os procedimentos abordados no treinamento, a coordenadora Suzyane enfatiza a parada cardiorrespiratória, intubação, paramentação e desparamentação. “Este último, é o procedimento  que mais afasta profissionais de saúde por conta do uso inadequado dos EPIs”, completou.

Vale destacar que até o momento do fechamento desta reportagem, o município de Girau não havia registrado nenhum caso da Covid-19. Isto, por conta das medidas adotadas, como o isolamento social, monitoramento, suspensão da feira livre, realização de barreiras sanitárias nas segundas-feiras, dia de maior movimentação na cidade, lavagem das principais ruas e avenidas.
As treze Unidades Básicas de Saúde — UBSs — estão funcionando com agendamento de consultas e vacinação, como também estão preparadas e atuando na prevenção e identificação de sintomáticos da Covid19.

Nesta quarta-feira, o treinamento prático estará sendo aplicado no próprio hospital de campanha, para as equipes selecionadas, como também, a estruturação interna e aparelhamento da enfermaria e seus 16 leitos, e ainda, a instalação da UTI, com seus dez leitos.